Idealizado por alunas do curso de Letras da UFPA em Canaã, projeto tem objetivo de incentivar a leitura e melhorar o desempenho escolar de alunos do 6º ano

“Ler é libertador, produzir é encantador”. Essa é a frase escolhida como tema para o projeto “Viajando na leitura e criando aventuras”, idealizado por alunas do curso de Letras da UFPA, do Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Canaã dos Carajás. O principal objetivo da iniciativa é reforçar a aprendizagem de alunos do 6º ano da Escola Carmelo Mendes.

Criadoras do projeto, as estudantes Maria Raquel e Vanice Salustiano explicaram a ideia. “O nosso projeto tem o intuito de desenvolver a habilidade de leitura e produção textual, visto que foi diagnosticado nos alunos dos sextos anos essas dificuldades. Acreditamos que esse será um instrumento de apoio didático e pedagógico para suprir dificuldades de aprendizagem relacionadas ao conteúdo de leitura e escrita, pois no dia a dia da sala de aula nem sempre é possível trabalhar individualmente as dificuldades do aluno.”

Diretora da escola, Judite Helena acredita que o reforço é importante. “Esse projeto é destinado à escrita e à leitura e, com a ajuda das meninas, estamos fazendo em turnos opostos às segundas e sextas-feiras o encontro com esses alunos. Todo material já foi conseguido e estamos reforçando a parceria com as famílias. Os pais estão se comprometendo e trazendo os filhos para as aulas, o que é importante. Sem sombra de dúvidas, o rendimento de todos eles vai melhorar bastante.” A diretora destacou ainda a positiva ajuda das estudantes da UFPA. “É notório o interesse das duas em nos apoiar e a força de vontade delas nesse trabalho. Acredita que quem vai sair ganhando disso são os alunos.”

A expectativa é que com o reforço os estudantes obtenham melhores resultados na escrita e interpretação de texto, o que fará total diferença no cotidiano escolar de todos.

Publicidade