Ensino superior já é realidade em Canaã dos Carajás. Na noite desta terça-feira (13), em uma das ações do Pacto por Canaã, a Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Educação, realizou a aula inaugural do curso de Agronomia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. A expectativa do governo municipal é que o curso, assim como o de Letras, seja o primeiro passo para a implantação de um campus da universidade em Canaã. A aula inaugural foi ministrada pelo reitor da Unifesspa, Maurílio Abreu.


Ao todo, 40 alunos foram aprovados no vestibular da universidade realizado no mês de julho e participaram do ato que inaugurou o curso em Canaã. Entre os presentes no evento, o prefeito em exercício Alexandre Pereira, a secretária de educação Roselma Feitosa, e os secretários Jurandir José, Léo Ferreira e Geam Meirey.

Alexandre afirmou que a atuação da universidade no município é um passo importante para o desenvolvimento local. “É um privilégio poder ver a cidade que Canaã está se tornando. Há muitos anos já sonhávamos com isso e agora o ensino superior aqui é realidade. Cada um destes alunos será um agente transformador na nossa cidade e engrenagem importante para construir uma cidade referência na região.”

Roselma destacou o foco do governo no desenvolvimento da educação. “Uma gestão comprometida prioriza o que é necessário para o desenvolvimento de uma cidade. Apesar de todas as dificuldades, nós conseguimos alcançar importantes objetivos. Esses calouros fazem parte de um importante ciclo de transformação.”

Léo Ferreira, que está a frente da Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural, também falou sobre o momento e a importância da chegado do curso de Agronomia. “Temos a necessidade de desenvolver essa região e a qualificação desses estudantes é fundamental nesse processo. Canaã dos Carajás é uma terra com vocação para a produção rural e ter mão de obra local qualificada para atuar neste setor, sem sombra de dúvidas, é um grande avanço para a nossa cidade.”

Para Maurílio Abreu, a união entre as partes é necessária. “Nosso esforço é para fazer uma sociedade melhor e, juntos, nós podemos construir isso. Nós acreditamos no potencial de cada um destes universitários e desejo absoluto sucesso a todos.”

As aulas do curso já tiveram início e estão acontecendo no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, das 16h às 21h.