Uma das metas da atual gestão do governo de Helder Barbalho é garantir uma distribuição igualitária de obras por todo o Pará. Historicamente, várias regiões paraenses foram negligenciadas em gestões passadas, mas com o governador atual esse quadro tem mudado. A região sudeste tem recebido diversas obras, como as de asfaltamento e de mobilidade urbana. A pavimentação asfáltica dá mais segurança e trafegabilidade aos motoristas, além de garantir também mais agilidade e tranquilidade no escoamento da produção daquela região.
A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) concluiu a pavimentação de um trecho de mais de oito quilômetros de vias em Jacareacanga, no extremo sudoeste do Pará. A pavimentação beneficiou a avenida Tenente Fernandes, que liga a BR-230, a Transamazônica, até o centro do município, e ainda o asfaltamento da vicinal que leva ao aeroporto da cidade.

Segundo as informações da Setran, o investimento de R$ 8 milhões foi feito todo com recursos do Tesouro Estadual e a obra está praticamente concluída, faltando apenas 50% das sinalizações horizontais e verticais. A previsão é de inauguração ainda no mês de agosto. “A obra faz parte do compromisso do governador Helder Barbalho de levar desenvolvimento para todas as regiões do Estado do Pará, proporcionando asfalto e mobilidade para municípios do Baixo Amazonas e de todas as chamadas microrregiões do Pará”, disse Pádua Andrade, titular da Setran.
Ainda na região do Baixo Amazonas está prevista a pavimentação de 52 km da vicinal do Cuamba até a comunidade de Murumuru. A vicinal vai de Alenquer a Monte Alegre. A obra faz parte do Projeto de Desenvolvimento e Integração Regional do Pará (Prodeir), que começará a ser licitado ainda no segundo semestre deste ano. O Prodeir prevê a pavimentação de mais de 500 quilômetros de rodovias, construção e substituição de ponte de madeira por concreto e ainda instalação de postos de fiscalização de peso de veículos em todas as regiões de integração do Pará.

Publicidade