A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Fundação de Cultura Esporte e Lazer (Funcel), iniciou, nesta quarta-feira (20), a primeira edição do Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás. Abrindo o evento, um show com o artista Gabriel, o Pensador reuniu milhares de pessoas na Praça da Bíblia, no bairro Novo Horizonte. Pela primeira vez em Canaã, o Pensador trouxe vários sucessos de sua carreira de quase 30 anos na música. O artista também apresentou canções novas, que, como sempre, trazem à tona temas políticos, sociais e comportamentais.

Em entrevista, o rapper falou sobre a sua vinda a Canaã. “Para mim, é uma honra cantar em uma cidade que é tão importante para a região; ainda mais em um festival como esse, em uma data como essa. Parabéns a todos os envolvidos na organização, pois temos aqui um grande festival.”

No festival, estavam à disposição do público uma infinidade de títulos de diferentes gêneros, que iam desde volumes infantis, passando por autores locais, até clássicos da literatura mundial.

Alunos de escolas da Rede Municipal de Educação apresentaram trabalhos e pesquisas sobre os gêneros textuais, citando escritos jornalísticos e publicitários, gibis e muito mais.

O prefeito Jeová Andrade destacou a grandiosidade do festival e o desejo de ampliar ainda mais o evento nos próximos anos. “A intenção é dar continuidade ao Flacc e trabalhar para que ela cresça ainda mais, pois esse é um momento importante de incentivo à leitura, ao conhecimento e à cultura do município. O que nos esperamos é que esse seja o primeiro de muitos festivais. É nosso dever, sim, investir em cultura e arte.”

Roselma Milani, secretária de educação, falou sobre o evento. “Esse é um momento em que a gente traz para a comunidade todas as práticas de incentivo à leitura realizadas pelas escolas. A nossa ideia é incentivar os alunos a desvendar os mistérios que existem por trás da capa de um livro.”

O festival continua nesta quinta-feira (21) com diversas atrações artísticas e culturais.

Publicidade