Na noite desta terça-feira (21), a Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou a 16ª Sessão Ordinária de 2019. Na ocasião, três Projetos de Lei foram apresentados e agora serão analisados pelas comissões legislativas; nas próximas semanas, os projetos devem ser votados.

Durante o Grande Expediente, o mestre de caratê, professor Ronis Barbosa, fez o uso da palavra e, em uma fala emocionada, pediu apoio dos governantes ao esporte no município. “Se a gente quer uma sociedade mais justa, melhor, essa é a base: esses jovens atletas. Estamos formando cidadãos que amanhã serão os responsáveis pela gestão dessa cidade e é fundamental que eles recebam mais apoio. Por isso, peço que todos olhem com mais carinho para eles.”

O vereador Anderson Mendes lembrou que a Casa de Leis já aprovou o projeto Bolsa-Atleta, de sua autoria, e que agora aguarda a sanção do executivo municipal. “É por isso que essa iniciativa é tão urgente. Nossos atletas precisam desse apoio. Ainda não tivemos uma resposta do governo para esse projeto e não temos explicações para isso. Essas crianças estão começando a se destacar no cenário nacional, imagina se tiverem apoio. Precisamos dessa bolsa em vigor urgentemente.”

Junior Garra também reforçou a necessidade da sanção do projeto. “É vergonhoso para uma cidade tão rica como Canaã ouvir o relato de um professor que precisa tirar dinheiro do próprio bolso para ajudar atletas. Isso não pode acontecer. O esporte precisa ser levado mais a sério no nosso município. Esses jovens podem contar com o meu apoio nessa luta.”

Por sua vez, o presidente da Casa de Leis, vereador Wilson Leite, também falou sobre o esporte no município. “Canaã é uma verdadeira fábrica de campeões e o que esses atletas precisam agora é de apoio total. A Câmara Municipal sempre estará pronta para ajudar e vamos cobrar, sim, do governo municipal uma resposta para isso.”

Wilson, ainda em seus discurso em tribuna, destacou o lançamento do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS), no último sábado (18), em Canaã. “Tenho certeza que essa iniciativa será de grande valia para Canaã dos Carajás. Vamos financiar o empreendedorismo com taxas mais baixas, o que vai melhorar e muito a vida de quem deseja investir em Canaã. O comércio será aquecido e a agricultura fortalecida. Este é um grande passo para a nossa cidade.”

O vereador Élio do Líder cobrou melhorias estruturais na cidade. “As ruas São Luís, Macapá e Amapá ainda estão sem asfalto no bairro Novo Brasil e gostaria de pedir que o secretário analisasse a possibilidade de pavimentação nestes setores, pois as famílias estão sofrendo com a precariedade dessas vias.”

Projetos de Lei apresentados 

Os Projetos de Lei abaixo foram apresentados:

Projeto de Lei nº 015/2019 – autoria do Poder Legislativo – proposta pelo ver. Anderson Mendes dos Reis – PTB – “Dispõe sobre obrigatoriedade de registro em áudio e vídeo dos processos licitatórios, bem como a sua transmissão ao vivo pela internet, realizado pelo Poder Legislativo e Executivo do Município de Canaã dos Carajás. “Essa transparência será boa para todos; nós queremos que haja mais divulgação e que os processos licitatórios beneficiem um número maior de pessoas” explicou Mendes.

Projeto de Lei nº 016/2019 – autoria do Poder Executivo – “Dispõe sobre a alteração na Lei Orçamentaria Anual referente ao Fundo Municipal de Educação, pertencente a Administração Direta da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, mediante a previsão de novos recursos e dá outras providências”.

Projeto de Lei nº 017/2019 – autoria do Poder Executivo – “Dispõe sobre a autorização para abertura de crédito adicional suplementar e especial ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – FMDCA, mediante a superávit financeiro na Lei Orçamentaria de 2019 e dá outras providências”

Audiência Pública e próxima Sessão Ordinária

A Câmara realiza na próxima segunda-feira (27), às 18h, uma audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Toda a comunidade está convidada e poderá ajudar a definir sobre o orçamento do governo para o próximo ano.

Já na terça-feira (28), também às 18h, a 17ª Sessão Ordinária será realizada.

Publicidade