Milhares de pessoas monitoradas, ampla testagem, medicamentos gratuitos, cabines de desinfecção, atendimentos 24h em unidades de referência, centenas de profissionais envolvidos. Para conter o crescente avanço da Covid-19 em Canaã, prefeitura redobra cuidados com pacientes

Canaã dos Carajás registrou, nesta segunda (18), 402 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Para conter o avanço da doença, o governo municipal tem redobrado os esforços na saúde pública. Tudo para dar suporte ao cidadão que necessite de cuidados médicos.

No bairro Novo Horizonte, desde abril, a Unidade de Saúde da Família Lucas Lourenço Leite recebe pacientes que apresentam sintomas respiratórios. Diariamente, dezenas de pessoas passam pelo local e recebem atendimentos, orientações e medicamentos, conforme prescrição médica.

Em maio, a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou atendimentos dos casos de Covid-19 na Unidade de Internação do bairro Novo Brasil. No local, pacientes em estado grave recebem cuidados médicos específicos. Atualmente, 18 pessoas estão internadas na unidade e outras 15 receberam alta na última semana.

O município também dispõe de todos os medicamentos que são utilizados no tratamento contra o coronavírus em todo o mundo e os distribui gratuitamente aos seus pacientes, incluindo a cloroquina. O medicamento, no entanto, só é dispensado conforme protocolo clínico e critério médico que está sendo realizado na unidade do bairro Novo Horizonte.

Além disso, Canaã dos Carajás é um dos municípios que mais realiza testes em toda a região. Conforme protocolo da Organização Mundial da Saúde, é fundamental que os governos testem ao máximo a sua população. A realização de exames em larga escala, combinada com o isolamento social, é o caminho ideal para proteger a população da pandemia. Canaã tem hoje mais de 6 mil testes rápidos à disposição da comunidade; estes deverão ser utilizados em pacientes que apresentam sintomas, conforme monitoramento.

Recentemente, o município também implantou cabines de desinfecção individual no centro da cidade. Cidadãos que precisam sair de suas residências poderão garantir a completa desinfecção de corpos e roupas.

Com centenas de profissionais empenhados em salvar vidas, Canaã já registrou 111 pessoas completamente recuperadas da doença. As equipes de Saúde monitoram, atualmente, 1098 pessoas. Tudo isso para minimizar os impactos da pandemia sobre a saúde, economia e sociedade.

Publicidade