Parlamentar fez balanço de seu primeiro ano de gestão à frente do legislativo municipal e destacou conquistas

Presidente da Câmara Municipal de Canaã de Carajás há pouco mais de um ano, o vereador Wilson Leite (PDT), falou ao site Fala Sério sobre o seu primeiro ano de gestão legislativa. O parlamentar já havia prestado conta de seu mandato durante a primeira sessão ordinária de 2020, realizada na terça-feira (4).

O presidente fez um balanço sobre as principais ações desenvolvidas pela mesa diretora da Câmara em 2019. Segundo ele, a ideia é, e sempre foi, construir uma gestão de avanços e melhorias, através do comprometimento dos servidores e dos próprios vereadores, mais próximos da população. “Os olhares mais atentos da cidade já começaram a perceber mudanças importantes. Podem até ser pequenas, na concepção de alguns, alterações do dia a dia da Casa, mas fruto de uma incansável dedicação de uma equipe que está aqui desde cedo e aqui permanece trabalhando incansavelmente até tarde. Nossos próprios colaboradores já perceberam essa mudança e aos poucos vão entendendo e aderindo às nossas propostas.”

Interatividade

Começando pela interatividade com a população, – um dos principais objetivos da nova gestão – Wilson destacou o sistema de apoio ao processo legislativo que é alimentado diariamente pela assessoria legislativa: sessões transmitidas ao vivo pelo site da Câmara, acesso rápido às informações públicas da Câmara e Prefeitura de Canaã, com todas as receitas previstas e arrecadadas, sistema de ouvidoria para criticas e sugestões, novo E-SIC, serviço de informação ao cidadão, links de acesso para segunda via de vários serviços ofertado por órgãos como Celpa, Detran, Saae, Sefa e outros já em fase final de implantação. Além disso, a transmissão ao vivo de licitações, algo inédito na região, é uma proposta que dará total transparência ao processo.

Valorização do Servidor

A valorização do servidor público da Câmara, conforme explicou o presidente, também é um dos pontos forte de sua gestão, que através da PLO 09/2019 realizou revisão salarial. Já a PLO 35/2019, instituiu o auxilio-alimentação aos servidores e, através de PLO 074/2019, um abono salarial de natal foi concedido pelo terceiro ano consecutivo, respeitando o direito dos servidores e contribuindo com a economia local.

Emendas impositivas

O cuidado e a proteção a pessoas com deficiência também fazem parte das ações prioritárias do vereador, que desde o início do mandato vota e destina recursos a favor de projetos de emendas impositivas para proteção e manutenção de serviços como o projeto de emenda impositiva PEI 14/2017 para manutenção geral da APAE, projeto de lei 026/2018 do vereador Anderson Mendes para construção de um prédio público para atender pessoas com necessidades especiais.

Indicações ao executivo

A relação de Wilson Leite com o executivo sempre aconteceu de forma respeitosa e ativa. Além do exercício de fiscalização dos recursos públicos, Wilson destacou algumas solicitações que fez ao executivo: construção e instalação de uma caixa d’água de 20 mil litros na Vila Nova Jerusalém, instalação de iluminação pública na Avenida Antônio Carola, construção de retornos ao longo da via, instalação de iluminação pública na Rua José Pereira, Rua Níquel do Vermelho no bairro Vale da Benção, recapeamento da avenida dos Pioneiros, recuperação da VS-45, ligando o Novo Planalto ate o setor São Caetano, construção de um centro de treinamento veicular para autoescolas e outros.

Zona Rural e Associações
Na zona rural, o vereador garantiu eletrificação para os pequenos produtores da localidade Cristalino, VP 12, Serra do Rabo, VS 40 e Marajaí, trazendo mais qualidade de vida e dignidade aos produtores rurais. Juntamente com o deputado Miro Sanova, conseguiu uma patrulha mecanizada para a Secretaria de Agricultura e a regularização do rebanho bovino na região do assentamento Marajaí. Também teve participação em emendas impositivas para a Associação de Moradores da Vila Bom Jesus, Associação de Artesãs e Artesãos Solidários, Associação dos Trabalhadores Sem Terra para implantação de horta comunitária beneficiando trinta famílias, Pastoral da Criança, APAE, Liga Esportiva, dentre outras.
“Quem nos conhece e acompanha nosso mandato, sabe que é um mandato de resultado, de respeito e preservação dos direitos e da imagem de nossos munícipes” finalizou Wilson.

Publicidade