Com o objetivo de dar amparo às medidas que estão sendo tomadas em enfrentamento ao coronavírus no âmbito do município, a prefeitura de Canaã dos Carajás publicou o decreto Lei nº 13.979, que regulamenta a Lei Federal nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. O documento já está disponível no Diário Oficial da Federação dos Municípios do Pará (Famep).

O objetivo é garantir a legalidade às medidas que já estão sendo tomadas no âmbito municipal em prevenção à infecção, como as recomendações de quarentena e isolamento, compra emergencial de itens essenciais para as equipes de saúde e eventual contratação de servidores para atuação nesse enfrentamento. Vale destacar que o decreto não trata da declaração de estado de calamidade.

O decreto segue em vigor enquanto durar o Estado de Emergência Internacional pelo novo coronavírus responsável pelo surto de 2020.

A prefeitura de Canaã vem realizando ações, desde a última semana, para prevenir o contágio no âmbito municipal e para garantir o enfrentamento, caso seja registrado algum caso da doença. Até o momento, Canaã tem dois casos suspeitos, que estão em análise pelo laboratório de referência, em Belém. As pessoas com sintomas que possam se assemelhar à nova patologia, como febre, tosse e dor de garganta, podem entrar em contato com o Disk Coronavírus (94-99278-5942) e solicitar avaliação em domicílio. Além disso, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Novo Horizonte foi referenciada para receber apenas casos com sintomas respiratórios