Durante a 699ª Sessão Plenária do Conselho Federal de Economia (Cofecon), realizada entre os dias 24 e 26 de setembro de 2020, foi escolhida a ganhadora do prêmio Mulher Economista 2020. A solenidade de entrega da honraria ocorrerá no ano de 2021, em data a ser definida, em Brasília.

A ganhadora, Denise Lobato Gentil é paraense, nascida em Santarém/PA, possui Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1986) e Bacharelado em Economia pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1981).

>

Atualmente, é professora associada 4 do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro nas disciplinas de Macroeconomia e Economia do Setor Público. Pesquisa na área de macroeconomia, com concentração em política fiscal, seguridade social e desenvolvimento econômico.

Sobre o Prêmio Mulher Economista, é uma honraria destinada a nobilitar as economistas que contribuíram para o desenvolvimento da ciência econômica e da profissão de economista nas vertentes teórica ou aplicada, com destaque no cenário nacional ou internacional, nas áreas do conhecimento científico, educacional, cultural e profissional.

Publicidade