A exposição “Caboclos da Amazônia – Arquitetura, Design, Música” chegou a Canaã dos Carajás nesta segunda-feira (18). Idealizada pelo designer paraense Carlos Alcantarino e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra, que já passou por Belém, onde foi vista por mais de 2 mil pessoas, ficará aberta à visitação até o dia 29 deste mês na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, com entrada gratuita.
Distribuída em quatro áreas - Arquitetura, Interiores, Letras e Música -, a mostra reúne mais de 300 peças que remetem a elementos da paisagem amazônica, como os estilos das casas construídas às margens dos rios, as músicas mais tocadas nos bares de beira de estrada e as frases desenhadas em embarcações.
Nas salas de Arquitetura e Interiores, os visitantes poderão conferir as fotos produzidas pelo artista na Ilha do Combu, em Belém, e em cidades do Marajó, como Afuá, mostrando o colorido das casas caboclas e a arquitetura única desses locais.
O dia a dia dos moradores da Amazônia paraense será apresentado na sala das Letras a partir do trabalho dos “abridores de letras”, como são chamados os artistas que pintam nomes, dizeres e palavras nas embarcações que cortam os rios da região.
Já quem passar pela sala de Música, experimentará o carimbó, a guitarrada e a festa de aparelhagem e outros ritmos que embalam a música paraense.
Para Alcantarino, “a exposição é esse novo olhar sobre as coisas corriqueiras, comuns que a gente tem no Pará, que são a arquitetura natural do caboclo, o design natural do povo mais simples. Acho que têm uma estética e cultura muito interessantes. Intuitivamente, criaram toda uma arquitetura local, no design e na música também. O Pará tem uma cultura muito rica”.
A próxima parada da mostra “Caboclos da Amazônia – Arquitetura, Design, Música” é Marabá, onde ficará aberta ao público entre os dias 04 e 14 de agosto, no Pavilhão do Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, localizado na BR-222, no núcleo Nova Marabá. A realização da exposição nos três municípios é resultado da estratégia de circulação do Instituto Cultural Vale.
Mín. 24° Máx. 40°
Mín. 24° Máx. 40°
Tempo limpoMín. 25° Máx. 40°
Tempo limpo