Sábado, 20 de Abril de 2024
(94) 999999999
Polícia Fraudes

Prefeito de Xinguara concede férias a servidores públicos investigados pela PF.

As investigações apontam que as fraudes superam o montante de R$ 3 milhões e envolvem verbas federais oriundas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

29/04/2022 10h40 Atualizada há 2 anos
Por: FALA SERIO CANAA
Prefeito de Xinguara concede férias a servidores públicos investigados pela PF.

As investigações da Polícia Federal que desencadearam na última quarta-feira, 27, no cumprimento de mandados de busca e apreensão no município de Xinguara, abriram uma cratera na administração do prefeito Dr. Moacir Pires (PL) com buscas que apontam para desvio de mais de 3 milhões de reais de recursos recebidos do Fundo de Manutenção e Valorização da Educação Básica – FUNDEB.

Continua após a publicidade
Anúncio

As investigações apontam que as fraudes superam o montante de R$ 3 milhões e envolvem verbas federais. 

Continua após a publicidade
Anúncio
Continua após a publicidade
Anúncio

A Operação “Má Impressão”, tem a ver com os serviços prestados por uma gráfica com sede em Xinguara e Redenção e que faziam parte do esquema fraudulento envolvendo licitações públicas.

Uma das buscas teve como alvo a secretária de Finanças, Norma Suely Barcelos Jacinto, que já ocupava o cargo nos dois mandatos anteriores e teve sua nomeação para a mesma função pelo prefeito Moacir, por meio do Decreto Nº. 005 de 2021.

João Batista Pereira da Silva também foi alvo da operação. Ele foi nomeado pelo gestor para o cargo de provimento de comissão de Assessor Técnico de Licitação e Contratos Administrativos.

Em janeiro deste ano, de acordo com o Portal da PMX, João Batista foi nomeado através da Portaria 14/2022 como Pregoeiro titular, sendo um dos responsáveis por receber, examinar e julgar todos os documentos e procedimentos referentes às licitações e cadastramento de licitações.

A repercussão foi grande e com veiculação em telejornais de todo o Estado, chamando a atenção pela forma em que os envolvidos vinham agindo, por ser considerado uma prática que poderia passar despercebida.

Apesar de não apresentar detalhes da operação, a PF tem atuado com investigações onde os órgãos federais fazem repasse de recursos e conseguem detectar suspeita de irregularidades, o que leva a descobrir esquemas fraudulentos.

Nesse caso, outra situação chama a atenção, pois com a grande desmoralização que sofreu em razão da presença da Polícia Federal, os dois servidores continuam nas mesmas funções, pelo menos sem que haja alguma publicação no Portal da Prefeitura quanto as suas exonerações dos cargos.

Pode até parecer muita coincidência, o que foi verificado no Portal da PMX onde a Portaria Nº. 570/22, de 26 de abril, assinada pelo secretário de Administração Aleksandro Ferreira da Costa, concedeu férias à investigada Norma Suely.

Não muito diferente, outra Portaria de Nº 559/22, também assinada pelo secretário, concede férias a João Batista Pereira da Silva, que vai do dia 01 a 30/05/2022.

O ordenador de despesas da Semec na época, entre 2014 e 2017, em que os fatos apontam para as irregularidades e prejuízos ao erário público é atualmente vice prefeito de Xinguara, Vilmones Silva.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 01h02
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

24° Sensação
0.48 km/h Vento
98% Umidade do ar
100% (17.58mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)

Mín. 22° Máx. 28°

Chuva
Amanhã (22/04)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias