Da Redação
Um grupo de aproximadamente 50 pessoas invadiu uma propriedade localizada na VS-52, Zona Rural de Canaã dos Carajás, na madrugada do último sábado, 15.
Em questão de horas, segundo uma testemunha, os invasores já haviam construído barracos.
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e fez com que o grupo desocupasse a área. Porém, o grupo estava disposto a não abrir mão da terra e voltou a ocupar o local durante a noite do mesmo dia.
Pela manhã do dia seguinte, a PM esteve novamente no local e, seguindo testemunhas, houve atrito ameaças por parte dos invasores. “Eles estão alegando que a terra não tem escritura definitiva, só que nós temos a outra documentação inteira (GEO - documentos necessários à certificação do imóvel junto ao Incra-, contrato do antigo dono e sendo que a terra já está em nossas mãos há 20 anos, porque era do meu avó e depois foi passada de herança para o meu pai).
Um integrante do grupo foi preso. “Eles estão alegando que pela falta desse documento definitivo, eles têm o direito de passar para dentro dela. Eu tentei falar com eles com educação, mas eles – os invasores – partiram para a ameaça, xingamentos. Quando a polícia chega, eles vão embora, mas quando as autoridades saem do local, eles pulam pra dentro de novo”.
Mín. 22° Máx. 40°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 37°
Parcialmente nublado