O Complexo Poliesportivo do bairro Santa Vitória foi palco da abertura da campanha Março por Elas – Celebrando Conquistas, realizada no sábado (08), Dia Internacional da Mulher. A data celebra avanços e reforça a luta contra a desigualdade de gênero. A iniciativa é da Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Juventude (Semmju), com a participação de outras secretarias e órgãos municipais.
Durante a programação, diversos serviços foram oferecidos, como atendimento jurídico e social, consultas médicas, exames, vacinação, palestras sobre o Microempreendedor Individual (MEI), atualização cadastral do MEI, emissão de nota fiscal de serviços, orientação sobre regularização fundiária, dicas de segurança no trânsito, apresentação de zumba e step dance e atividades culturais.
A assistente cultural Ana Paula Araújo aproveitou a oportunidade para buscar atendimento. “Para mim, é uma forma de carinho para todas nós, mulheres, recebermos esses serviços neste dia. Vou poder realizar uma consulta médica e tirar algumas dúvidas no setor jurídico. Então, só tenho a agradecer pela realização desse trabalho”, destacou.
A aposentada Maria da Silva, moradora da VS-52, também esteve presente e buscou a emissão do credenciamento para vagas reservadas a idosos. Com o cartão em mãos, ela celebrou a conquista. “Meus filhos já tinham me orientado a fazer esse credenciamento. Quando soube do atendimento, vim logo. Agora, vai melhorar muito, porque antes as vagas de estacionamento ficavam longe. Com o cartão, fica mais fácil garantir o nosso direito”, ressaltou.
O credenciamento pode ser realizado na Secretaria Municipal de Segurança Pública Viária (SEMSPUV) tanto para idosos quanto para pessoas com deficiência. “A credencial de estacionamento garante o direito de pessoas acima de 60 anos e pessoas com deficiência utilizarem as vagas especiais. Para obter o documento, a pessoa com deficiência precisa apresentar laudo médico, documentos pessoais e comprovante de endereço. Já o idoso precisa apenas dos documentos pessoais e do comprovante de residência”, explicou a educadora de trânsito Marcielia Fontes.
O cartão é emitido na hora, tem validade de cinco anos em todo o território nacional e assegura o direito às vagas reservadas.
O evento também marcou a primeira etapa da III Gincana da Mulher Canaense, na qual quatro equipes, representadas pelas cores marrom, verde, amarela e branca, disputaram diferentes provas. Nesta fase inicial, as equipes precisaram cavar um buraco de 60 cm e plantar uma muda de árvore. O time que concluísse a tarefa mais rapidamente seria o vencedor da prova. O grande desfecho da competição será no dia 29, com o anúncio da equipe campeã. A programação da campanha Março por Elas segue até o dia 31, encerrando com a exposição Bordando a Paz, no hall da Prefeitura. “Teremos uma programação especial e extensa, com atividades esportivas, passeio ciclístico, corrida, palestras, orientações, abertura de cursos e outras ações. Então, já faço o convite: venha participar com a gente!”, concluiu a secretária municipal da Mulher e Juventude, Maria Pereira.
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 25°
Chuva