Quinta, 20 de Março de 2025
(94) 99253-3154
Geral SAÚDE FEMININA

Sespa promove evento alusivo ao Março Lilás para reforçar a prevenção do câncer do colo do útero

Programação destaca a importância da vacinação contra o HPV e a inovação no rastreamento da doença

11/03/2025 20h46
Por: FALA SERIO CANAA Fonte: Secom Pará
Foto: Bianca Botelho
Foto: Bianca Botelho

Mesa de abertura da Campanha Março Lilás, no auditório da Sespa

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) promoveu, na manhã desta terça-feira (11), um evento alusivo ao Março Lilás, campanha voltada à prevenção e ao controle do câncer do colo do útero. A iniciativa segue as diretrizes da Lei nº 7.318/2009, que estabelece ações de conscientização sobre a doença e a importância do combate ao papilomavírus humano (HPV), principal causador desse tipo de câncer.

Continua após a publicidade
Anúncio

O encontro reuniu profissionais da Atenção Primária, serviços de referência, centros regionais de saúde, hospitais regionais, representantes de associações, acadêmicos e apoiadores. Durante a programação, foram debatidas estratégias para fortalecer o diagnóstico precoce e ampliar o acesso ao tratamento, especialmente para mulheres que vivem em comunidades ribeirinhas, indígenas e rurais, onde a assistência ainda enfrenta desafios logísticos.

Continua após a publicidade
Anúncio

A coordenadora estadual de Oncologia da Sespa, Patrícia Martins, destacou que o câncer do colo do útero é um dos mais incidentes na região Norte, com altos índices de mortalidade, mas que pode ser prevenido por meio da vacinação contra o HPV e de exames de rastreamento.

"O evento da campanha Vem Te Cuidar reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero. Esse é um problema de saúde pública grave na nossa região, onde a mortalidade ainda é elevada. Nosso foco é disseminar informações sobre a vacinação contra o HPV, disponível para crianças de 9 a 19 anos no SUS, e incentivar a realização do exame preventivo. Além disso, estamos trazendo uma inovação essencial: a implantação do rastreamento pelo DNA-HPV, um exame que permite identificar lesões precursoras do câncer com muito mais antecedência. Isso possibilitará um diagnóstico mais ágil e eficiente, garantindo que mais mulheres tenham acesso ao tratamento antes que a doença evolua para estágios avançados", explicou.

Evento contou com a participação de profissionais de saúde da Atenção Primária e de áreas afins

Ela ressaltou ainda que um dos principais desafios no Pará é o acesso aos serviços de saúde, especialmente para mulheres que vivem em áreas distantes dos grandes centros urbanos. Para ampliar a cobertura e facilitar o rastreamento da doença, o novo teste de DNA-HPV será uma ferramenta estratégica no enfrentamento do câncer do colo do útero, permitindo maior alcance das ações preventivas.

Servidores da Sespa também prestigiaram o evento de lançamento

A programação do evento incluiu palestras sobre o vírus do HPV, ministrada pelo pesquisador Rodrigo Vellasco Duarte Silvestre, e uma dinâmica interativa conduzida pela equipe da Coordenação Estadual de Atenção Oncológica (CEAO). A proposta é que as ações de sensibilização se estendam ao longo do mês, promovendo maior adesão à vacinação e incentivando as mulheres a buscarem o diagnóstico precoce.

Texto: Bianca Botelho (Ascom/Sespa)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 07h02
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 27°

23° Sensação
0.96 km/h Vento
100% Umidade do ar
100% (8.77mm) Chance de chuva
Amanhã (21/03)

Mín. 21° Máx. 24°

Chuvas esparsas
Amanhã (22/03)

Mín. 20° Máx. 25°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio