Dias antes do Carnaval de 2025, a Polícia Federal deflagrou a operação “La Catedral”, que desmantelou um esquema de luxo e corrupção no Presídio de Igarassu, em Pernambuco. Durante sete anos, a unidade prisional funcionou como um verdadeiro centro de festas e mordomias, com abundância de comida e bebida, videogames, sistemas de som e a entrada irrestrita de convidados a qualquer hora do dia ou da noite.
A ação resultou no cumprimento de nove mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão, além do afastamento imediato de servidores envolvidos. Segundo as investigações, agentes penitenciários e o próprio diretor do presídio facilitaram a entrada de itens proibidos e permitiram os eventos em troca de propina.
O principal articulador do esquema foi identificado como o detento Lyferson Barbosa da Silva, que, além de organizar as festas, também comandava o tráfico de drogas dentro da unidade prisional com a conivência de servidores. Após a operação, ele foi transferido para um presídio federal, onde ficará sob regime de segurança máxima.
A operação foi deflagrada em sete cidades, incluindo Recife (PE) e Campo Grande (MS), e resultou no sequestro de bens dos investigados, em uma tentativa de desarticular a rede criminosa que movimentava altos valores com as atividades ilícitas dentro do presídio.
Os envolvidos poderão responder por uma série de crimes, incluindo tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa, além de participação em organização criminosa. Caso condenados, as penas podem ultrapassar 20 anos de reclusão.
O caso levanta questionamentos sobre a fragilidade do sistema penitenciário e a necessidade de medidas mais rígidas para coibir a corrupção e o controle do crime organizado dentro das unidades prisionais. Especialistas apontam que episódios como este demonstram a necessidade de reforço na fiscalização, maior transparência na gestão carcerária e punições severas para servidores corruptos.
A Polícia Federal segue com as investigações e não descarta novas prisões e desdobramentos do caso nos próximos dias.
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 25°
Chuva