Quinta, 20 de Março de 2025
(94) 99253-3154
Parauapebas Mudanças

Parauapebas: Secretário de Assistência Social Niel Armstrong expõe desafios e ações no Acolhimento Esperança

Caso de abuso revela abandono e superlotação no abrigo

07/02/2025 10h08 Atualizada há 1 mês
Por: FALA SERIO CANAA
Parauapebas: Secretário de Assistência Social Niel Armstrong expõe desafios e ações no Acolhimento Esperança

Durante uma entrevista coletiva, o secretário de Assistência Social, Niel Armstrong, falou sobre a grave situação do Acolhimento Esperança, onde uma criança foi vítima de abuso sexual por dois adolescentes dentro da instituição. O caso chocou a sociedade e evidenciou a precariedade do local, que, segundo o secretário, já vinha enfrentando problemas estruturais há muito tempo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Armstrong destacou que a superlotação era um dos principais desafios do abrigo. O espaço, projetado para 20 crianças, chegou a abrigar mais de 40, misturando crianças e adolescentes, o que agravava os riscos. “Desde o primeiro dia à frente da secretaria, temos trabalhado para mudar essa realidade”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Providências e medidas adotadas

Diante da gravidade do caso, os dois adolescentes envolvidos no abuso foram imediatamente retirados do abrigo e apresentados à Justiça. Além disso, o secretário revelou que desde 15 de janeiro, já estava em contato com o Ministério Público para discutir melhorias na unidade, incluindo o fechamento de um buraco por onde adolescentes entravam e saíam sem controle.

Outro ponto abordado foi a falta de estrutura e suporte adequado para os profissionais que atuam no acolhimento. Armstrong reforçou que a coordenação da unidade sempre notificou as autoridades sobre os problemas enfrentados, mas sem o devido respaldo e condições para atuar de forma eficaz.

“Não podemos culpabilizar a coordenação. A Keylane, por exemplo, é uma profissional extremamente competente, mas sem recursos, ninguém consegue fazer milagres. Agora, temos dois coordenadores para reforçar o trabalho e melhorar o atendimento”, explicou o secretário.

Assistência social e integração com outras políticas públicas

Além das falhas estruturais, Armstrong ressaltou que muitos dos acolhidos apresentam históricos de vulnerabilidade extrema, incluindo envolvimento com drogas. Para ele, essa questão não é apenas da assistência social, mas também da saúde, e a integração com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é fundamental para o atendimento adequado.

O secretário ainda pontuou que o problema vai além do Acolhimento Esperança, mencionando a situação precária de outros abrigos na cidade, como o acolhimento para idosos e pessoas com deficiência, além do Centro Pop, que atende moradores em situação de rua.

“Estamos tomando providências para melhorar a estrutura desses espaços. No Centro Pop, por exemplo, estamos negociando com o dono do imóvel para realizar reformas e garantir mais segurança para acolhidos e profissionais”, garantiu.

Abrigo não é lar: o papel da família e da Justiça

Armstrong enfatizou que o acolhimento institucional deve ser a última alternativa e que a prioridade é trabalhar a recuperação das famílias para que as crianças possam retornar ao lar. Ele citou casos de mães que, após tratamento e acompanhamento social, puderam reassumir a guarda de seus filhos.

“Abrigo não é lugar definitivo para ninguém. O ideal é que a criança volte para casa, desde que haja condições para isso. O papel da Justiça e do Ministério Público é fundamental nesse processo, pois só eles podem determinar a saída de um menor do acolhimento”, concluiu.

Conclusão

A entrevista coletiva do secretário expôs a dura realidade do Acolhimento Esperança e de outras unidades assistenciais da cidade. O caso de abuso sexual reforçou a urgência de mudanças estruturais e de gestão, e a Secretaria de Assistência Social garante que já está tomando medidas para melhorar as condições desses espaços. O desafio, porém, continua sendo garantir políticas públicas eficazes que promovam um atendimento digno e seguro para as crianças, adolescentes e demais grupos em situação de vulnerabilidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 07h02
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 27°

23° Sensação
0.96 km/h Vento
100% Umidade do ar
100% (8.77mm) Chance de chuva
Amanhã (21/03)

Mín. 21° Máx. 24°

Chuvas esparsas
Amanhã (22/03)

Mín. 20° Máx. 25°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio