Uma bebê recém-nascida, encontrada próximo a uma caixa d’água na zona rural de Dom Expedito Lopes, faleceu no domingo (12) na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), em Teresina. A criança foi localizada no sábado (11) por um funcionário que realiza a manutenção de um poço na comunidade Serra dos Pinheiros.
Segundo informações da Polícia Militar do Piauí (PMPI), o funcionário ouviu o choro da recém-nascida e, ao se aproximar, encontrou a bebê caída em um matagal, suja e ainda com o cordão umbilical. Próximo ao local havia um pedaço de tecido preto. Ele solicitou ajuda de vizinhos, e um casal enrolou a bebê em uma camisa e a levou ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos, a 27 km de distância.
Devido à gravidade do estado de saúde da criança, ela foi transferida para a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina. Em nota, a unidade de saúde informou que, apesar de todos os esforços da equipe médica e multiprofissional, o quadro da bebê era extremamente grave, e ela não resistiu.
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou que a recém-nascida tinha idade gestacional estimada entre 24 e 26 semanas, o que caracterizava uma gestação prematura.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Piauí (PCPI). O Conselho Tutelar também foi acionado para acompanhar a situação. As autoridades buscam identificar os responsáveis pelo abandono da criança.
*“A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) informa, com profundo pesar, o falecimento do recém-nascido que foi encontrado próximo a uma caixa d’água na zona rural de Dom Expedito Lopes e transferido para nossa unidade de saúde, em Teresina, no sábado, 11 de janeiro de 2025.
Desde sua admissão, a equipe médica e multiprofissional da NMDER empenhou todos os recursos possíveis para prestar os cuidados necessários ao recém-nascido, cujo quadro de saúde era gravíssimo. Apesar de todos os esforços, o bebê não resistiu e veio a óbito no domingo, 12 de janeiro de 2025.
A NMDER reforça seu compromisso com a prestação de uma assistência humanizada e de excelência, além de se colocar à disposição para colaborar com as autoridades competentes no que for necessário.”*
O caso gerou comoção na comunidade e reforça o debate sobre o abandono de recém-nascidos e a necessidade de ações que previnam situações como esta.
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva