A Rodovia Transamazônica (BR-230), uma das principais vias de integração nacional, enfrenta sérias dificuldades em um trecho de 160 km no estado do Pará. As intensas chuvas na região transformaram o trajeto em um verdadeiro lamaçal, tornando o trânsito praticamente impossível e colocando motoristas em risco. O trecho mais crítico, entre os quilômetros 194 e 205, exige o uso de máquinas pesadas para resgatar veículos e permitir o tráfego.
Inaugurada na década de 1970, a BR-230 se estende por 4.260 km, conectando Cabedelo, na Paraíba, a Lábrea, no Amazonas. Apesar de sua importância estratégica para o escoamento de produtos agrícolas e minerais, grande parte da rodovia permanece sem pavimentação, especialmente no Pará. Durante o período chuvoso, essa situação se agrava, comprometendo a segurança e a logística na região.
Em setembro de 2023, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou melhorias em 17 km de trechos descontínuos da BR-230 entre Novo Repartimento e Anapu, no Pará. As obras, que incluíram microrrevestimento asfáltico e nova sinalização, custaram cerca de R$ 6 milhões. Contudo, esses esforços pontuais não são suficientes para atender às demandas da rodovia, cuja extensão e complexidade exigem investimentos constantes.
Recentemente, em dezembro de 2024, a concessionária responsável pelas rodovias BR-163 e BR-230 realizou ações de manutenção em trechos no Pará e Mato Grosso, adotando operações de “Pare-e-Siga” para garantir a segurança dos usuários. Mesmo assim, a falta de pavimentação em grandes trechos da Transamazônica continua a dificultar o tráfego e a representar sérios riscos para motoristas e comunidades locais.
Além dos riscos de acidentes, as condições precárias da rodovia afetam o transporte de mercadorias, gerando atrasos e prejuízos econômicos. Essa situação reflete diretamente no desenvolvimento da região, que depende da infraestrutura rodoviária para impulsionar sua economia.
Especialistas e motoristas cobram ações mais efetivas das autoridades para intensificar os investimentos na pavimentação e manutenção da BR-230. Garantir condições seguras e transitáveis ao longo de todo o ano é essencial não apenas para a economia regional, mas também para a segurança e o bem-estar dos usuários. A Transamazônica é um pilar estratégico para o Brasil e, com investimentos adequados, pode se tornar uma alavanca para o desenvolvimento sustentável na região amazônica.
Mín. 20° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsas