Já está aberto o prazo para rematrícula de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que desejam continuar na mesma instituição de ensino no ano letivo de 2025.
A Secretaria Municipal de Educação também divulga o período para a realização de novas matrículas para o ano letivo de 2025 para estudantes que precisam ingressar na Rede Pública Municipal de Ensino.
Para o processo de rematrícula, os pais e/ou responsáveis já podem comparecer à secretaria da escola, portando documentos pessoais, para realizar a renovação até o dia 04 de janeiro do próximo ano.
Vale lembrar que a matrícula será realizada de forma presencial pelos pais ou responsável legal, caso o aluno seja menor de 18 anos. O procedimento deve ser feito diretamente na secretaria da escola de sua zona de atendimento.
Solicitação de vagas para creches
A matrícula de crianças de até 3 anos nas turmas de creche para o ano letivo de 2025 é marcada por um processo gradativo, com base na disponibilidade de vagas. Segundo a legislação vigente, para o ingresso nas turmas de creche, será levada em consideração a data de corte de 31 de março de 2025, estabelecendo um critério de atendimento que prioriza o ingresso de crianças dentro dessa faixa etária até aquela data.
O cadastramento para vagas na Educação Infantil será feito em duas etapas: a “primeira chamada”, e a “segunda chamada”, para o ingresso no ano vigente, ou seja, para o ano de 2025. O processo ocorrerá presencialmente nas unidades de ensino que oferecem a etapa de creche. Durante o cadastro, será gerado um código numérico que será vinculado ao CPF dos responsáveis pela criança, também será gerada a data de inscrição e a vaga solicitada. Ao final, será entregue um protocolo de confirmação de inscrição aos pais ou responsáveis.
No ato de cadastramento e imprescindível informar endereço residencial, número de telefones para contato, preferencialmente celular e/ou WhatsApp, e-mail dos pais e/ou responsável legal da criança.
O prazo para atualização e realização de novos cadastros (1ª Chamada) para o período de matrícula, ocorrerá de 18 a 30 de dezembro de 2024. Este cadastro é destinado às crianças que farão a matrícula pela primeira vez ou que, mesmo após a matrícula, perderam a vaga. Já o período para transferência interna será de 23 a 30 de dezembro de 2024, voltado para alunos que concluíram o Maternal III e irão ingressar no I Período da pré-escola em outra unidade da rede de ensino, ou para crianças da creche que mudaram de endereço, conforme a disponibilidade de vagas.
A inscrição (cadastramento) será realizada de forma presencial na unidade de ensino, pelos pais e/ou responsáveis legais. Estes devem manter atualizados os dados cadastrais, principalmente, contato telefônico e endereço residencial da família junto à Secretaria Municipal da Educação.
O processo de oferta de vagas para a efetivação da matrícula na Educação Infantil – Creche – nas unidades de ensino da Rede Pública Municipal de Ensino, obedecerá às seguintes etapas: Chamada pública; Inscrição: Cadastramento; Migração de Cadastro de Espera; Compatibilização e Validação; Matrícula; Transferência.
O cadastro para vagas na Educação Infantil requer a apresentação de documentos específicos, tanto da criança quanto dos responsáveis.
Confira abaixo o cronograma completo para as matrículas no link abaixo:
Mín. 20° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsas