Um idoso de 72 anos, identificado como Antônio Candeia, foi morto a tiros no sábado (23), durante uma discussão por terras no município de Amapá, a 226 quilômetros de Macapá. O crime foi registrado em vídeo, que mostra o momento em que o autor dos disparos, Carlos Araújo, atira diversas vezes contra a vítima. Carlos está foragido, e a polícia segue investigando o caso.
O crime
De acordo com o vídeo obtido pela polícia, a discussão começou com xingamentos entre Antônio e Carlos, que mantinha uma das mãos escondida atrás do corpo, segurando uma arma. Em meio à troca de ofensas, Carlos empurra o idoso e dispara. Antônio tenta pegar algo em uma sacola preta, mas é derrubado no chão, momento em que Carlos realiza mais disparos.
Durante a gravação, o homem que filmava a cena tentou intervir verbalmente, dizendo: “Meu Deus, não faz isso, a gente não veio pra cá pra matar ninguém”. Em seguida, o autor do vídeo foge do local em estado de pânico.
Segundo o delegado Vladson Nascimento, que conduz as investigações, a disputa teria relação com a compra e venda da terra onde ocorreu o crime. “Supostamente, a terra foi vendida por um valor e, depois de valorizada, a vítima queria mais dinheiro e continuava frequentando o local, inclusive colocando fogo em partes da propriedade. Carlos foi chamado para dar uma ‘dura’ na vítima, mas a situação escalou”, explicou o delegado.
No momento do confronto, Antônio também estava armado e tentou reagir. “No vídeo, é possível ver que o idoso tenta sacar uma arma, mas Carlos inicia a agressão e dispara primeiro, impedindo a defesa”, afirmou o delegado.
O motivo da disputa
O boletim de ocorrência aponta que o suposto proprietário da fazenda, que havia adquirido o terreno anteriormente, foi ao local para alimentar os animais antes de uma viagem. Moradores relataram que Antônio estava armado e reivindicava a posse da propriedade, exigindo um valor de R$ 700 mil para deixar o local.
Durante a abordagem, segundo depoimento do proprietário, Antônio teria disparado primeiro após ser empurrado por Carlos, mas o tiro não acertou. Carlos então revidou, disparando várias vezes contra o idoso, que continuou tentando atirar, sem sucesso, devido aos ferimentos.
Investigação em andamento
Carlos Araújo está foragido, e a polícia segue em busca do suspeito. O delegado informou que outras pessoas que estavam no local no momento do crime serão ouvidas para esclarecer a dinâmica dos acontecimentos.
O caso segue sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Amapá, e vídeos e depoimentos já estão sendo analisados para a conclusão do inquérito.
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuva