Imagens de câmeras de segurança captaram o momento em que uma madrasta agride uma das enteadas no município de Silves, localizado a 204 quilômetros de Manaus. As vítimas, duas meninas de 9 e 13 anos, foram resgatadas na última terça-feira (29) após denúncia.
O vídeo, que mostra a agressão enquanto as meninas realizavam tarefas domésticas, serve como um alerta para a crescente onda de maus-tratos contra menores em situações vulneráveis. De acordo com o delegado João Manuel Filgueiras, da 40ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), a denúncia partiu da irmã mais velha das vítimas, de 22 anos, que relatou os maus-tratos sofridos pelas meninas.
“Com base nessas informações, nós nos deslocamos até o endereço no bairro Plínio Corrêa, zona rural do município, e conseguimos localizar as vítimas e retirá-las daquele ambiente. Realizamos a escuta especial e as encaminhamos para a realização de exames médicos”, informou o delegado.
As meninas agora estão sob os cuidados da irmã mais velha, pois a mãe está fora do país. A polícia solicitou medidas protetivas de urgência para garantir a segurança das vítimas e impedir o contato com a madrasta. Além disso, as autoridades estão investigando a possível participação do pai nas infrações.
“Foi instaurado um procedimento policial para apurar as condições em que ocorreram os crimes contra as menores, visando resguardar seus direitos e punir criminalmente a suposta autora. Além disso, estamos investigando a possível participação do genitor nas infrações”, afirmou o delegado Filgueiras.
O caso levanta uma reflexão importante sobre a responsabilidade e a maturidade que são exigidas de adultos que se relacionam com pessoas que já possuem filhos. O envolvimento com crianças e adolescentes exige empatia, paciência e amor. Se um adulto não se sente preparado para cumprir esse papel, o mais sensato seria não se envolver.
O cuidado com filhos de um parceiro deve ser tratado com o mesmo respeito e carinho que o adulto esperaria para um filho ou um ente querido. É fundamental que qualquer comportamento abusivo seja combatido e que os direitos das crianças sejam assegurados, com a responsabilização dos culpados e a proteção das vítimas.
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuva