Na última quinta-feira (24), um caso inusitado aconteceu durante uma audiência virtual em Curitiba, na 18ª Vara do Trabalho. Um homem, chamado Ricardo, tentou se esconder embaixo de uma mesa para enganar o juiz durante o processo. A situação ocorreu quando o juiz, Thiago Mira, desconfiou que Ricardo e seu advogado, Robinson de Almeida, estavam na mesma sala, o que não é permitido nesse tipo de audiência.
Durante a sessão, o juiz pediu que o advogado mostrasse o ambiente inteiro, girando a câmera em 360°. Foi nesse momento que Ricardo decidiu se esconder debaixo da mesa, tentando passar despercebido. O juiz percebeu a tentativa e questionou: “Por que o Ricardo entrou debaixo da mesa, doutor? Vocês estão de brincadeira com o juiz aqui. Só pode ser piada mesmo.” Irritado com a situação, ele encerrou a audiência e informou que vai comunicar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para investigar a atitude do advogado.
Segundo as regras, Ricardo não deveria estar no mesmo local que seu advogado durante os depoimentos, para evitar que ele escutasse, de forma indevida, as declarações da outra parte envolvida no processo. O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9) esclareceu que a sessão será retomada futuramente de forma presencial, garantindo que as regras sejam respeitadas.
O advogado de Ricardo defendeu que seu cliente apenas se abaixou para pegar algo que caiu no chão e negou qualquer intenção de enganar o juiz. Contudo, o caso ainda será avaliado pela OAB para apurar se houve, de fato, uma tentativa de desrespeitar as normas do processo.
Essa situação, além de curiosa, serve como alerta para a importância de seguir as regras durante os procedimentos judiciais, mesmo que eles ocorram de forma virtual.
Mín. 21° Máx. 37°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 38°
Chuva