Na manhã deste domingo (20/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente doméstico no Palácio da Alvorada que o levou a cancelar sua viagem à Rússia para a Cúpula dos BRICS. Lula caiu de um banco no banheiro, bateu a cabeça e precisou de atendimento emergencial no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
De acordo com o médico responsável, Dr. Roberto Kalil, o presidente sofreu um traumatismo craniano leve com um pequeno sangramento no cérebro. “Foi um acidente corriqueiro, mas sério. Lula está bem, mas deve evitar voos longos”, afirmou o médico. O presidente foi liberado após exames e está sendo monitorado por uma equipe de três neurologistas.
O boletim médico do hospital informou que o presidente teve um ferimento corto-contuso na região occipital da cabeça, onde foi necessário aplicar cinco pontos. Embora esteja ativo e caminhe normalmente, a recomendação médica é de que Lula permaneça em repouso nas próximas 72 horas, período crítico para possíveis complicações.
Lula se preparava para embarcar à Rússia, onde participaria da cúpula dos BRICS ao lado de ministros de destaque, como Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Agora, o presidente participará do evento por videoconferência. A agenda do presidente em Brasília segue normalmente no Palácio do Planalto durante a semana.
A cúpula dos BRICS, formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, será realizada na cidade russa de Kazan. Na agenda de Lula estavam temas prioritários da política externa brasileira, como a reforma da governança global, em especial o Conselho de Segurança da ONU, e a busca por alternativas para reduzir a dependência do dólar em transações comerciais e financeiras.
Com a inclusão de novos países ao bloco, como Egito, Arábia Saudita e Etiópia, Lula esperava reforçar a posição do Brasil, que assumirá a presidência do grupo em janeiro de 2025. Agora, a participação do presidente será realizada de forma remota, mas com o objetivo de obter resultados concretos, tal como a criação do Novo Banco de Desenvolvimento, que já emprestou mais de US$ 32 bilhões em projetos de infraestrutura.
Lula, que estava acompanhado apenas pela primeira-dama Janja da Silva no momento do acidente, deve permanecer em observação nas próximas horas, mas os médicos asseguram que ele está bem e apto a continuar trabalhando a partir de Brasília.
Mín. 21° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva