Na manhã deste sábado (19), um acidente ocorreu na Cachoeira do Porcão, no rio Xingu, em Altamira. Duas lanchas estavam transportando professores para os polos Parakanã, Apyterewa e Raio de Sol quando uma das embarcações afundou. Segundo testemunhas, o piloto havia solicitado que os professores aguardassem em uma área de terra firme para que ele pudesse atravessar a correnteza com segurança. No entanto, a lancha acabou naufragando nesse momento.
O piloto e o ajudante conseguiram se salvar, já que ambos usavam coletes salva-vidas. Apesar do susto, não houve feridos graves, e os danos foram apenas materiais. Treze professores que seguiam viagem tiveram que retornar, e mantimentos, roupas e materiais pessoais foram perdidos no naufrágio.
O período de estiagem, que afeta os rios da Amazônia, tem dificultado o transporte fluvial na região. Os pilotos relatam que, em diversos trechos do Xingu, o acesso se torna perigoso, sem rotas alternativas disponíveis. Os profissionais que estavam a caminho das aldeias retornaram para Altamira, onde receberão assistência da Secretaria Municipal de Saúde.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) informou que todos os ocupantes da lancha foram resgatados sem ferimentos. A SEMED destacou que, devido às condições climáticas severas e à estiagem, acidentes como este têm sido recorrentes na região. A nota também reforçou que os prejuízos foram apenas materiais e que a secretaria está prestando toda a assistência necessária aos servidores envolvidos no incidente.
Mín. 21° Máx. 37°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 38°
Chuva