Leniel Borel (PP), engenheiro e pai do menino Henry Borel, foi o oitavo candidato mais votado na eleição para vereador do Rio de Janeiro, realizada no último domingo (6). Ele conquistou 34.359 votos, correspondendo a 1,13% do total, tornando-se também o candidato mais votado de seu partido.
Leniel ganhou notoriedade após a trágica morte de seu filho, Henry Borel, em março de 2021, e desde então tem atuado fortemente na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. O caso de Henry, que tinha apenas 4 anos, chocou o país. O menino foi encontrado com várias lesões no apartamento onde vivia com a mãe, Monique Medeiros, e o padrasto, Jairo Souza Santos, conhecido como Dr. Jairinho, ex-vereador. Segundo a investigação da Polícia Civil, Henry foi vítima de agressões por parte de Jairinho, enquanto a mãe foi acusada de omissão. Um laudo revelou 23 lesões decorrentes de “ação violenta” no corpo da criança.
Monique Medeiros e Jairinho ainda aguardam julgamento. Como resultado desse trágico evento, foi aprovada em 2022 a “Lei Henry Borel”, que endurece as punições para crimes cometidos contra menores de idade.
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuva