Na manhã desta segunda-feira (30/09), a Polícia Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), lançou a operação Heitor no município de Santa Maria das Barreiras, localizado no distrito de Casa de Tábua, no Pará. O objetivo da operação é combater garimpos ilegais, crimes ambientais e a possível redução de trabalhadores a condições análogas à escravidão. Os garimpos na região são interligados e possuem mais de 15 quilômetros de extensão em sua totalidade.
Durante a ação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, sendo três direcionados a áreas de garimpo e sete em residências e estruturas de apoio localizadas nas proximidades. A operação visa coibir práticas de exploração laboral e desmantelar a infraestrutura que apoia essas atividades ilegais.
Na execução da operação, foram inutilizadas seis escavadeiras hidráulicas, além de motores estacionários. Essa inutilização é prevista em lei para os casos em que a remoção do equipamento apreendido se mostra inviável. A ação resultou no fechamento de três garimpos, e os responsáveis pelas atividades ilícitas foram identificados. No entanto, não foi detectada a redução de trabalhadores à condição análoga à escravidão durante a operação.
A coleta de evidências e a apuração das circunstâncias continuam, com o objetivo de identificar outros envolvidos nas atividades ilegais na região. A operação Heitor representa um esforço significativo das autoridades para combater a exploração, proteger os direitos dos trabalhadores e preservar o meio ambiente.
Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção
Mín. 24° Máx. 40°
Mín. 24° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 38°
Parcialmente nublado