Na tarde desta quarta-feira (25 de setembro), um incêndio de grandes proporções atingiu um trem de carga da mineradora Vale, próximo ao município de Antônio Dias, no Vale do Aço, Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, pelo menos oito vagões, de um total de 15, foram atingidos pelas chamas. O trem transportava troncos de eucalipto, e, até o momento, não há informações sobre feridos. A causa do incêndio ainda é desconhecida.
A Vale informou que equipes de emergência foram mobilizadas, incluindo caminhões-pipa e veículos de combate ao fogo, para conter o incêndio na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Além disso, a empresa destacou que o trem de passageiros que opera na mesma linha não foi afetado. Como medida preventiva, a mineradora instaurou o plano de emergência e está atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros.
As viagens do trem de passageiros da Vale, que faz o trajeto entre Belo Horizonte (MG) e Cariacica (ES), foram suspensas nos dois sentidos nesta quinta-feira (26). A empresa orienta os passageiros a remarcar seus bilhetes ou solicitar o reembolso dentro de um prazo de até 30 dias.
O incêndio, que começou no final da tarde de quarta-feira, só pôde ser controlado após o desligamento de um cabeamento elétrico próximo à área atingida. Cerca de 50 brigadistas da Vale, com o apoio de 10 caminhões-pipa com capacidades entre 10 mil e 25 mil litros de água, conseguiram debelar as chamas por volta das 1h da madrugada desta quinta-feira.
As causas do incidente permanecem sob investigação, enquanto as operações na linha ferroviária seguem interrompidas até a liberação segura do trecho.
Mín. 22° Máx. 40°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 37°
Parcialmente nublado