Os trabalhadores de bancos no Pará devem paralisar os serviços em algumas agências do Banco da Amazônia (Basa), Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal a partir desta sexta-feira, 13 de setembro. A decisão foi tomada em assembleias virtuais extraordinárias realizadas pelo Sindicato dos Bancários do Pará no último domingo (8) e segunda-feira (9), nas quais os funcionários dessas instituições votaram favoravelmente à greve, que pode começar a partir da 00h.
Na noite desta quinta-feira (12), uma nova assembleia setorial com trabalhadores do Basa, BB e Caixa será realizada em Belém para discutir as propostas apresentadas durante as negociações e organizar os próximos passos do movimento grevista. Os bancários devem também deliberar sobre a transformação dessa reunião em assembleia permanente, caso a paralisação se mantenha.
A vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Vera Paoloni, afirmou que, embora os trabalhadores ainda estejam avaliando as ofertas das instituições, há uma tendência de manutenção da greve no Banco da Amazônia e na Caixa Econômica Federal. Segundo Paoloni, a proposta para o plano de cargos e salários no Basa é considerada insatisfatória pelos empregados. Já na Caixa, o principal ponto de discordância é o índice de reajuste salarial, onde os bancários pedem um aumento com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 5%, enquanto a instituição ofereceu INPC mais 0,9%. “A Caixa teve um lucro expressivo e poderia ter apresentado um reajuste mais adequado, como fez o Banpará, mas isso não aconteceu”, destacou.
Em relação ao Banco do Brasil, a sindicalista apontou que há uma possibilidade de a categoria aceitar a proposta apresentada, mas o cenário só será definido após a assembleia desta quinta-feira.
A situação está sendo acompanhada e novas atualizações serão divulgadas.
Mín. 24° Máx. 40°
Mín. 24° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 38°
Parcialmente nublado