Na manhã desta terça-feira (10), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Redditus em Altamira (PA), com o objetivo de combater supostos crimes de fraudes em licitações na Prefeitura e na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Entre os alvos principais da operação estão o prefeito Claudomiro Gomes (PP) e o secretário de Saúde, Waldecir Maia.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois deles nas residências dos investigados e outros dois nos gabinetes da Prefeitura e da Semsa. Durante as ações, celulares, computadores e documentos foram apreendidos para auxiliar na investigação. A operação mobilizou mais de 30 policiais federais.
A suspeita é de que o esquema fraudulento tenha causado prejuízos milionários aos cofres públicos, embora o valor exato só possa ser definido com o avanço das investigações. Em casos como esse, é comum que a real dimensão dos desvios se revele à medida que novas transações ilícitas são descobertas no curso das apurações.
O nome da operação, Redditus, tem origem no latim e significa “aluguel”, uma referência ao esquema criminoso identificado pela PF. A fraude teria ocorrido por meio de procedimentos licitatórios de dispensa de licitação para aluguel de imóveis, permitindo a prática de superfaturamento sem concorrência.
O prefeito Claudomiro Gomes, que é candidato à reeleição, ainda não se pronunciou sobre as acusações. A investigação segue em curso, e as autoridades aguardam o desdobramento das análises dos materiais apreendidos.
Mín. 22° Máx. 40°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 37°
Parcialmente nublado