Quinta, 19 de Setembro de 2024
(94) 99253-3154
Política Pablo Marçal

Promotor pede suspensão de candidatura de Pablo Marçal por suposto abuso de poder econômico

Promotor solicita suspensão da candidatura de Marçal por suposto impulsionamento ilegal nas redes sociais e pede quebra de sigilo fiscal

19/08/2024 20h02
Por: FALA SERIO CANAA
Promotor pede suspensão de candidatura de Pablo Marçal por suposto abuso de poder econômico

**Promotor pede suspensão de candidatura de Pablo Marçal por suposto abuso de poder econômico**

O promotor eleitoral Fabiano Augusto Petean solicitou liminarmente à Justiça a suspensão do registro de candidatura de Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura de São Paulo. A medida, segundo o promotor, deve vigorar até o julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que investiga suposto abuso de poder econômico por parte de Marçal durante a pré-campanha deste ano. Em caso de condenação, o candidato pode ficar inelegível por oito anos.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) baseia sua ação em denúncias que apontam para o uso irregular de impulsionamento nas redes sociais por Marçal, prática proibida pela legislação eleitoral. O promotor também solicitou a quebra de sigilo fiscal e bancário das empresas do empresário e ex-coach.

Petean argumenta que as redes sociais foram utilizadas para estimular simpatizantes a replicarem a propaganda eleitoral de Marçal, desviando-se das restrições legais. "Para desviar desta proibição, o candidato não faz o intenso cabo eleitoral, mas incentiva que simpatizantes, de vontade própria, façam suas próprias postagens ou propaganda", apontou o promotor. 

Ele destacou ainda que essa estratégia, ao não ser devidamente registrada na prestação de contas, sugere a existência de gastos não declarados e que poderiam influenciar o equilíbrio da disputa eleitoral. "O comportamento [...] aponta para uma quantidade financeira não declarada, não documentada e sem condições de relacionamento dos limites econômicos utilizados para o 'fomento eleitoral' de tais comportamentos", afirmou Petean.

Procurado pela reportagem, Pablo Marçal não se manifestou até o fechamento desta edição.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 14h02
31°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 40°

34° Sensação
2.06 km/h Vento
58% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)

Mín. 24° Máx. 40°

Tempo limpo
Amanhã (21/09)

Mín. 25° Máx. 40°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias