A Vale S.A. anunciou que firmou acordos com o Estado do Pará e sua Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), homologados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para o restabelecimento das licenças de operação das minas de Onça Puma e Sossego. Esses acordos foram mediado pelo Núcleo de Solução Consensual de Conflitos.
De acordo com a companhia, as licenças serão restabelecidas pelo órgão ambiental em um prazo de até 48 horas. Com a reativação das licenças, a Vale planeja retomar as operações nas duas minas o mais breve possível e continuar com a implementação das medidas socioambientais acordadas entre as partes.
As operações da mina de níquel Onça Puma foram suspensas pela SEMAS em fevereiro deste ano, logo após a suspensão da Licença de Operação da mina de cobre de Sossego, da Vale Base Metals. Onça Puma é a primeira unidade de produção de níquel da Vale no Brasil, enquanto Sossego é a primeira mina de cobre da companhia no país. Embora as reservas de Sossego estejam em exaustão, a produção de concentrado continuará, utilizando minério proveniente de minas satélites.
A mina de Onça Puma está atualmente em fase de expansão, com a instalação de um novo forno de 85 megawatts, um investimento de aproximadamente US$ 560 milhões. Esse projeto visa adicionar 15 mil toneladas por ano de produção de níquel contido em ferro-níquel a partir do segundo semestre de 2025.
Com a retomada das operações e os investimentos em expansão, a Vale demonstra seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a continuidade de suas atividades no Pará, contribuindo para a economia local e nacional.
Mín. 21° Máx. 37°
Mín. 23° Máx. 38°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsas