Quarta, 17 de Julho de 2024
(94) 98445-8761
Vale Mineração

Vale S.A. Firma Acordos para Restabelecimento das Licenças das Minas de Onça Puma e Sossego

Companhia planeja retomar operações em até 48 horas e continuar projetos de expansão e medidas socioambientais no Pará.

27/06/2024 17h07
Por: FALA SERIO CANAA
Vale S.A. Firma Acordos para Restabelecimento das Licenças das Minas de Onça Puma e Sossego

A Vale S.A. anunciou que firmou acordos com o Estado do Pará e sua Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), homologados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para o restabelecimento das licenças de operação das minas de Onça Puma e Sossego. Esses acordos foram mediado pelo Núcleo de Solução Consensual de Conflitos.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com a companhia, as licenças serão restabelecidas pelo órgão ambiental em um prazo de até 48 horas. Com a reativação das licenças, a Vale planeja retomar as operações nas duas minas o mais breve possível e continuar com a implementação das medidas socioambientais acordadas entre as partes.

Continua após a publicidade
Anúncio

As operações da mina de níquel Onça Puma foram suspensas pela SEMAS em fevereiro deste ano, logo após a suspensão da Licença de Operação da mina de cobre de Sossego, da Vale Base Metals. Onça Puma é a primeira unidade de produção de níquel da Vale no Brasil, enquanto Sossego é a primeira mina de cobre da companhia no país. Embora as reservas de Sossego estejam em exaustão, a produção de concentrado continuará, utilizando minério proveniente de minas satélites.

A mina de Onça Puma está atualmente em fase de expansão, com a instalação de um novo forno de 85 megawatts, um investimento de aproximadamente US$ 560 milhões. Esse projeto visa adicionar 15 mil toneladas por ano de produção de níquel contido em ferro-níquel a partir do segundo semestre de 2025.

Com a retomada das operações e os investimentos em expansão, a Vale demonstra seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a continuidade de suas atividades no Pará, contribuindo para a economia local e nacional.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 09h52
28°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 34°

28° Sensação
4.12 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/07)

Mín. 18° Máx. 35°

Parcialmente nublado
Amanhã (19/07)

Mín. 24° Máx. 36°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias