**Belém, 11 de junho de 2024** - A Polícia Civil do Pará deflagrou, nesta terça-feira (11), a operação "Dark Wood" que resultou na prisão de sete pessoas e no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em cidades do Pará e no Distrito Federal. A ação visava desmantelar um esquema milionário de créditos florestais falsos.
Entre os presos estão proprietários de madeireiras e um ex-servidor da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará. A operação também incluiu o bloqueio de bens, incluindo um carro de luxo.
Seis prisões ocorreram no Pará, sendo três em Belém, no distrito de Outeiro, duas em Uruará, duas em Novo Progresso e uma em Santa Bárbara do Pará. A sétima prisão foi efetuada no Distrito Federal. As identidades dos envolvidos não foram divulgadas.
As investigações apontam que o esquema fraudulento movimentou cerca de R$ 26 milhões. A operação "Dark Wood" continua em andamento para identificar e prender outros possíveis envolvidos na fraude.
As autoridades esperam que a operação contribua significativamente para a diminuição de crimes ambientais e para a proteção das florestas no estado do Pará e em outras regiões afetadas pelo esquema.
Mín. 21° Máx. 37°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 38°
Chuva