A Horizonte Minerals – empresa com ações na bolsa de Londres e do Canadá e atuação no Pará – participa, pela terceira vez, da Exposibram, um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina. A empresa está construindo o Projeto Araguaia, maior investimento greenfield em níquel no Brasil, no município de Conceição do Araguaia, no sudeste paraense, e também é proprietária do Projeto Vermelho, de níquel e cobalto, em Canaã dos Carajás, em fase de estudo de viabilidade.
A Horizonte Minerals contará com um estande na feira para receber profissionais do setor de mineração, estudantes, fornecedores, representantes de órgãos governamentais e o público em geral. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer, em detalhes, o Projeto Araguaia Níquel por meio de realidade virtual, em parceria com a Draft Solutions.
“Participar da Exposibram é de extrema relevância, uma vez que o evento é uma grande vitrine para o setor de mineração", afirma Leonardo Vianna, diretor do Projeto Araguaia. “Temos a oportunidade de debater ideias e trocar experiências com um público altamente qualificado e mostrar a importância dos nossos projetos, que irão alavancar a produção do níquel no país, metal fundamental para a transição energética, além de promover desenvolvimento econômico e social no sudeste do Pará”, explica o executivo.
A empresa participa também do Congresso Brasileiro de Mineração, que acontece em paralelo à exposição. No dia 29/8, o diretor de Pessoas, Rinaldo Dantas, será um dos palestrantes do minicurso Recursos Humanos para Mineração – Formação e Retenção. Moderado por Junior Lopes, presidente executivo da ABRH/PA, o painel contará com as participações de executivos da IEL/PA; SENAI/PA; FIEPA. IBRAM e Centaurus Níquel, que vão abordar a atuação das áreas de recursos humanos sobre as diversas formações e qualificações e ofertas de cursos no setor.
“Desde o início do Projeto Araguaia, a Horizonte já formou, em parceria com o SENAI, mais de 430 profissionais de um total de 488 capacitações previstas para conclusão nos próximos meses. Atualmente, entre as pessoas mobilizadas no Projeto, 43% são paraenses e 37% são de Conceição do Araguaia, onde estamos construindo o Projeto”, afirma Rinaldo Dantas. A Empresa também investe em Programas de Desenvolvimento de Fornecedores, em parceria com a FIEPA, com o objetivo de fornecer conhecimento e ferramentas de gestão para empreendedores locais, que proporcionem melhor desempenho em suas atividades produtivas, além de fomentar novas oportunidades de negócios.