Em todo o planeta, no dia 02 de abril, os povos celebram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em Canaã, alunos e educadores da Escola Municipal Raimundo Oliveira foram às ruas em marcha em alusão ao movimento. Na rede de ensino local, 39 alunos estão matriculados.

Pelas ruas, os educadores lembraram pais e alunos da importância de se observar bebês e crianças. Além disso, profissionais do Centro Viver e Conviver fizeram atendimentos psicológicos voltados para a comunidade.

Presente no evento e pai de uma criança autista, o presidente da Câmara Municipal, vereador Wilson Leite, falou sobre a importância do ato. “É fundamental que se destaque o quão importante é que os pais observem o comportamento dos filhos e procurem atendimento profissional, pois quanto antes for feito o diagnóstico, melhor para a criança. Essa é uma data importante e que nos lembra que é a sociedade tem um deve com essas crianças.”

O que é o Autismo?

O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.

Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas.




Publicidade