Sessão foi realizada na noite desta terça-feira (19)

Na noite desta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou a 3ª Sessão Ordinária de 2019. Na ocasião, os vereadores debateram questões relacionadas à saúde, desenvolvimento econômico, educação e aprovaram duas importantes indicações para o executivo municipal. Além disso, os parlamentares também fizeram uma homenagem aos atletas do município.

>

Em sua fala no Grande Expediente, o vereador Baiano do Hospital criticou o serviço de energia no município. “Fui informado de que as cobranças no Residencial Canaã estão sendo abusivas. O serviço é de péssima qualidade e o cidadão que já ganha pouco precisa pagar um absurdo de energia. Isso é inadmissível; precisamos rever a atuação da Celpa em Canaã. “

Por sua vez, Walter Diniz falou sobre a questão econômica do município. “A minha preocupação maior hoje é o emprego para nossa população. Ouvi dizer que a Vale vai trazer milhares de famílias que estavam em Brumadinho para Canaã. Isso pode representar um aumento do desemprego aqui na cidade e nós não aguentamos mais algo desse tipo. Espero que haja alguma compensação por parte da Vale.”

A vereadora Vânia Mascarenhas criticou a demissão de 16 profissionais pela Secretaria de Obras. “Foi uma emitida uma lei nacional que impede que pais de família que são analfabetos prossigam em seus cargos. O secretário me garantiu que a situação será revista e precisa ser mesmo, pois isso é um absurdo. São trabalhadores que dependem dos seus serviços. Espero que, de fato, seja analisada essa decisão.”

Sobre a demissão dos funcionários, o presidente Wilson Leite sugeriu que a Secretaria de Educação amparasse os pais de família. “Já que esses servidores não são alfabetizados, procurei o secretário de educação e sugeri que ele fizesse uma turma especial do EJA [Ensino de Jovens e Adultos] só com esses pais de família. Dentro de alguns meses todos estarão alfabetizados e o problema será resolvido; ele me garantiu que vai analisar a situação.”

Anderson Mendes falou sobre a luta por educação superior em Canaã. “Participei na última semana da inauguração da Unisa aqui no município e fiquei realmente satisfeito com a chegada dessa opção para os nossos universitários. Acredito que esse é um grande avanço para a nossa educação superior e uma causa que precisa ser de todos nós.”

Indicações aprovadas

Por unanimidade, os vereadores aprovaram as duas indicações abaixo:

Indicação 007/2019 – De autoria do vereador Anderson Mendes, pede a criação de uma lei municipal para a instituição do Cartão Cidadão Canaense. De acordo com o parlamentar, a medida será importante no combate para famílias carentes e aquecerá o comércio local.

Indicação 008/2019 – De autoria do vereador Baiano do Hospital, pede a construção de uma unidade de saúde no bairro Vale da Benção. Segundo o vereador, a medida garantirá atendimentos médicos à centenas de famílias carentes.

Esporte

Em alusão ao Dia Nacional do Esportista, comemorado em 19 de fevereiro, vereadores de Canaã dos Carajás homenagearam alguns importantes atores do esporte em Canaã dos Carajás. O presidente da Casa de Leis, vereador Wilson Leite, convidou atletas e incentivadores, de diferentes modalidades, para se assentarem nas cadeiras de honra.

Sobre a data, Wilson falou. “É nessa data em que todas as pessoas que praticam alguma atividade esportiva são lembradas e homenageadas; fica aqui o meu cumprimento a todos esses bravos atletas.”

Wilson destacou uma recente conquista de jovens esportistas de projetos de jiu-jitsu. “No último domingo, 17 de fevereiro, alguns atletas participaram de um campeonato regional em Marabá. Os nossos representantes fizeram bonito e trouxeram muitas medalhas para a nossa cidade. No total, foram 9 medalhas de ouro, 10 de prata e 5 de bronze. Esse é um resultado espetacular.”

Segundo o presidente, o esporte é uma importante via de transformação social e merece mais valorização. “É uma missão de representares eleitos a luta por mais dignidade no esporte e essa Casa de Leis estará do lado desses atletas nessa busca por mais valorização. Contem conosco.”

A vereadora Maria Pereira também fez sua homenagem. “Muitas vezes esses esportistas não têm apoio de ninguém. São vencedores! Isso é muito suor destes que são verdadeiros sonhadores. Essa é uma luta de todos nós! Me coloco à disposição nessa luta por mais valorização do esporte.

Rael da Marcenaria também garantiu apoio à causa esportista. “Esses garotos precisam, sim, de um olhar mais atento do poder público. É o nome de Canaã dos Carajás que será levado aos lugares mais altos do pódio e precisamos lutar por isso. Os atletas de Canaã podem contar com meu trabalho a favor dessa causa.”

Anderson Mendes listou os medalhistas de Canaã no jiu-jitsu no último domingo e lembrou que é autor de um projeto de lei de amparo aos atletas. “O bolsa-atleta surgiu em 2017 e venho lutando para que o governo municipal institua esse programa aqui na nossa cidade. É um projeto que vai ajudar financeiramente esses esportistas e apoiá-los na busca desse sonho. O esporte muda vidas e esses jovens têm meu apoio.”

Gesiel Ribeiro também fez a sua homenagem. “Nunca será fácil para esses atletas chegar no lugar que tanto sonham. Não é fácil, mas é preciso ter perseverança. Todos eles estão de parabéns pelo trabalho que estão desenvolvendo e espero que continuem insistindo, pois a luta trará frutos em breve. Contem com meu apoio.”

Informações: Ascom/CMCC

Publicidade