Representates da Vale se reuniu com a classe no último dia 18 e pediu que uma proposta de exploração que estabeleça um modelo de extração seja apresentada
A Cooperativa de Mineradores do Alto Bonito (COOMAB) apresentará nos  próximos dias  uma proposta que estabeleça um modelo de extração do manganês na Serra do Sereno. A proposta é de iniciativa da cooperativa e deve ser um modelo construído para contemplar todos os pequenos mineradores da região. A decisão foi tomada após uma reunião entre a cooperativa, a multinacional e vereadores  entre eles o presidente da Câmara Aderbal e os vereadores, Junior da Mariona, Paulo Higino, Italo da Celpa,Wilson do Forum, Magno Santos, nesta quarta-feira (18) ,  também estiveram presentes alguns donos de terra da região, dona Nadir, Sr Luciano, entre outros.
O encontro foi uma pequena conquista da cooperativa, já que, desde o início do mês, as atividades de exploração estão suspensas graças a uma operação da Polícia Federal. De lá para cá, protestos por parte dos pequenos mineradores, estradas fechadas pelos trabalhadores e a insatisfação de toda uma população que dependia diretamente da atividade econômica desenvolvida pela entidade para sobreviver.
Em reunião, a Vale falou sobre a preocupação existente em relação aos danos ambientais que a atividade poderia provocar. A mineradora explicou também que um estudo está sendo elaborado pela empresa para definir um modelo de extração do manganês na localidade.
A COOMAB explicou, em nota, que o diretor da multinacional, o senhor Veloso, e o gerente, João Coral, promoveram, junto à classe, um diálogo sucinto e que a mensagem foi repassada de maneira clara à mineradora. Em nota, a cooperativa afirmou que o empenho para a legalização da atividade mineral é o principal foco da entidade atualmente. “Esse canal de comunicação que abrimos com a Vale é uma semente e só será fruto depois de esgotado todos os recursos de consulta e participação coletiva” explicou a cooperativa.