O clima entre a Vale e populares continua tenso em Canaã dos Carajás. Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (12), um grupo de manifestantes interditou a estrada de acesso ao projeto Sossego, nas proximidades da Vila Bom Jesus.

Segundo informações, o grupo se posiciona contra o descaso da mineradora com os agricultores da Serra do Rabo, que foram prejudicados com a criação do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos e estão impedidos de produzir em suas terras há quase três anos.

O novo grupo que protesta no local, no entanto, não pertence a Associação dos Produtores da Serra do Rabo. Tudo indica que os manifestantes estão solidários à causa do agricultores e que lutam para que a Vale cumpra com o que havia sido combinado anteriormente. Tudo indica que o grupo é da Fetraf, braço do MST que luta pelo crescimento da agricultura familiar no estado.

A mineradora ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. A qualquer momento, o site Fala Sério trará mais informações sobre o caso.

A Vale emitiu uma nota oficial sobre o caso. Confira:

A Vale esclarece que não procede a informação de que a empresa tenha acordo com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Pará (Fetraf), que prevê compromisso de remoção das famílias alojadas nas proximidades da estrada interditada por líderes deste movimento. Como parte de sua atuação, a Vale buscou a via do diálogo para tentar liberação da via, mas os manifestantes optaram por continuar impedindo o livre trânsito de pessoas e veículos. Assim sendo, a empresa comunicou as autoridades locais competentes e adotou as medidas judiciais cabíveis, visando a imediata desobstrução da via.

A Vale repudia a ação de interdição que prejudica o direito de ir e vir de trabalhadores, afeta a economia local, compromete a atração de novos investimentos para a região. A empresa reitera que acredita no diálogo como canal para construção de soluções, que tragam benefícios para a sociedade, principalmente para as comunidades vizinhas as suas operações.

Publicidade