Saiba tudo o que aconteceu na 9ª Sessão Ordinária do ano

A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou, na noite desta terça-feira (2), a 9ª Sessão Ordinária de 2019 – a primeira do mês de abril. Na data se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e os parlamentares falaram sobre o tema.

>

Ainda na ocasião, três Projetos de Lei foram aprovados de forma unânime pelos parlamentares durante a Ordem do Dia. Saiba abaixo quais foram:

Projeto de Lei 006/2019 – Dispõe sobre alteração da Lei Orçamentária Anual referente a abertura de crédito suplementar.

Projeto de Lei 007/2019 –  Dispõe sobre a alteração da redação do Artigo 124 da Lei Municipal nº 686/2015 

Projeto de Lei 008/2019 – Dispõe sobre a alteração na Lei Orçamentaria Anual, referente a abertura de credito suplementar resultantes da anulação parcial ou total de dotações orçamentarias, mediante a previsão de novos recursos e dá outras providencias.

Conscientização do Autismo

Durante o Grande Expediente, os vereadores falaram sobre o tema e se comprometeram a conhecer mais a causa e lutar por ela. Antes do pronunciamento dos legisladores, no entanto, a tribuna foi utilizada por duas pessoas que entendem bastante da pauta.

Ana Maria, especialista no assunto, utilizou a tribuna para tirar dúvidas sobre o autismo. “Esse é um transtorno global do desenvolvimento. É importante que todos saibam mais e entendam que não se trata de uma doença. É apenas um jeito diferente de existir. É preciso carinho, amor e compreensão para lidar com essas crianças e é nosso dever tentar entende-las.”

Mãe de uma criança autista, Maria Pacheco emocionou a todos. “O meu filho não é doente. Tenho dito isso por muitos anos e reafirmo. A sociedade é que precisa ser trabalhada. Nem todo ser humano é autista, mas todo autista é um ser humano.”

Vânia Mascarenhas comentou a fala da mãe. “Infelizmente, ainda existe o preconceito. A sociedade precisa aprender a entender essas crianças e nós temos que nos esforçar para dar mais atenção a elas. Tenho certeza que essa Casa de Leis vai olhar com mais atenção para esse assunto.”

Junior Garra se comprometeu a destinar suas emendas impositivas da saúde para a causa. “Eu quero ajudar essas famílias que tanto necessitam. Não deve ser fácil para os pais o cuidado com essas crianças e nós precisamos aprender mais sobre isso.”

Maria Pereira também falou sobre o assunto. “Esse tema é, sim, novo aqui nessa Casa, mas é preciso maior atenção. Além disso, precisamos de professores auxiliares em sala de aula para atender melhor essas crianças.”

O presidente Wilson Leite, que é pai de uma criança autista, se emocionou com a fala de Maria Pacheco e também lembrou que o preconceito ainda existe. “Na verdade, somente quem é pai ou mãe de uma criança com autismo entende o que isso representa. Não é fácil, mas é preciso que a sociedade se conscientize e compreenda melhor cada uma delas.”

Ainda no Grande Expediente, mas deixando de lado o tema, o vereador Anderson Mendes utilizou a tribuna para falar sobre um contrato de locação de veículos da Prefeitura Municipal. De acordo com o parlamentar, os valores são altos e incompatíveis com os que são praticados em cidades vizinhas. “Peço que o Ministério Público analise e cancele esse contrato, pois, com ele, Canaã perderá cerca de R$ 15 milhões por ano. Espero que a Justiça veja isso e tome providências. Com esse valor, muito mais poderia estar sendo feito todos os anos.”

Wilson Leite apoiou o colega. “É necessário que essas irregularidades sejam revistas. Essa Casa de Leis vai averiguar essas denúncias e fazer o que for possível para reparar a situação. De fato, vereador, os valores são altos.” João Nunes também comentou a fala de Anderson. “É preciso avaliar se há erros, e quais são eles, nesse contrato. Se for o caso, refazê-lo.”

Indicações ao executivo

A Câmara aprovou no Pequeno Expediente quatro indicações ao executivo. Saiba quais:

Indicação nº 002/2019, de autoria do vereador Élio Ferreira da Costa, pede que o executivo faça a construção de uma quadra coberta na VS 52. “Nós precisamos que seja feita essa quadra pois há muitos jovens que não têm acesso ao esporte aqui no centro da cidade por conta da distância Tenho certeza que todos só têm a ganhar.”

Indicação nº 031/2019 – autoria do Verª Maria Pereira – PDT.  Indicando ao Executivo Municipal, seja providenciado a Pavimentação Asfáltica com rede de água e esgoto no bairro Alto Bonito. “Todos os outros bairros ao redor já foram atendidos, mas esse não. É preciso olhar com mais cuidado para aquelas famílias. No verão, os moradores têm uma nuvem de poeira e no inverno é muito lama. Isso precisa mudar.”

Indicação nº 032/2019 – autoria do Ver. Junior Garra – PR, indicando ao Executivo Municipal para que proceda a pavimentação asfáltica da VP-12, ligando a PA-160 até o Frigorifico Rio Maria -Unidade de Canaã dos Carajás, em um percurso de aproximadamente 2 km: bem como a pavimentação da VS-44, ligando a PA-160 ao Frigorifico Bela Vista em um percurso de aproximadamente 2 km. “O frigorífico emprega mais de 200 pessoas e o matadouro, que está em fase final de implantação, vai empregar mais 100. Além disso, a gente tem um ganho de infraestrutura para o município.”

Indicação nº 033/2019 – autoria do Ver. Israel dos Santos -PHS – indicando ao Executivo Municipal para proceder com a Instalação de Câmeras de Monitoramento nas Escolas. “Os pais de família com certeza ficariam mais tranquilos ao saberem que há câmeras nas escolas, pois isso inibe ações criminosas. Além disso, câmeras podem flagrar ações de deterioração do patrimônio público. Será positivo em todos os sentidos”

Próxima Sessão

A 10ª Sessão Ordinária de 2019 acontece na próxima terça-feira (9), às 18h. Participe!

(Ascom/CMCC)

Publicidade