Crianças e adolescentes até 15 anos poderão ter o cartão de vacina atualizado, durante a campanha de multivacinação, iniciada nesta segunda-feira (5) em Canaã dos Carajás, e que segue até o dia 30 de outubro. Além disso, está sendo realizada a vacinação contra a poliomelite em crianças de 12 meses a menores de cinco anos. A vacina está disponível em todos os postos da zona urbana, e nas Vilas Planalto e Bom Jesus.

O Dia D de vacinação ocorrerá em todos os postos de saúde da zona urbana, no dia 17 de outubro. As unidades estão recebendo os usuários, avaliando o cartão de vacina e atualizando a caderneta, caso necessário.

>

Já as vilas Ouro Verde e Feitosa terão cronograma de vacinação próprio, que será divulgado posteriormente.

Vacina contra a polio

A poliomelite é uma doença grave, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária são fatores que favorecem a transmissão do poliovírus, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.

Não existe tratamento específico para a poliomielite, todas as pessoas contaminadas devem ser hospitalizadas, recebendo tratamento dos sintomas de acordo com o quadro clínico. Entre os sintomas mais frequentes estão febre, dor de cabeça e no corpo, vômitos, espasmos e rigidez na nuca.

Publicidade