Solidariedade e voluntariado foram marcas de uma tarde especial proporcionada pela equipe de profissionais do Hospital Yutaka Takeda (HYT), para os moradores da casa de apoio “Semeando”, que se encontram em tratamento contra a dependência química em Parauapebas (PA). Diversas atividades e a entrega de 322 itens de gêneros alimentícios e higiene pessoal, foram realizadas na última sexta-feira, 19/7.


A ação foi fruto da campanha “Junho Solidário”, da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que gerencia o hospital, e que busca por meio destas iniciativas apoiar instituições carentes, com alimentos, roupas, brinquedos entre outros artigos. “Esse momento só aconteceu devido ao espírito solidário de colaboradores, usuários e da comunidade local, que apoiaram a causa trazendo as suas contribuições durante o mês de junho, onde a experiência foi engrandecedora”, relatou a vice-presidente da Comissão de Humanização do hospital Layanne Araújo.

A programação contou ainda com uma roda de conversa dos internos com o médico do HYT, Djúnior Mota, sobre os efeitos do álcool e de entorpecentes no organismo humano, atendimentos e atividades lúdicas, destacando a dinâmica “Árvore dos Desejos”, que teve como intuito levar os participantes a externarem os seus sonhos e acreditar neles, resgatando a esperança de um futuro melhor de cada um.

Durante os atendimentos foi ofertado também pela equipe do HYT aferição de pressão arterial e teste de glicemia gratuito, e realizado um momento de oração para finalizar a programação.

Para Emanuel Lima, voluntário da casa de apoio, a visita foi de grande valia devido a demonstração da preocupação com o próximo não só no âmbito físico, mas também no emocional. “Nos sentimos muito agradecidos, onde só a presença de vocês já nos deixa muito felizes”, disse Emanuel, que explicou que muitos dos internos estão distantes de suas famílias, e a atenção prestada pelos profissionais do HYT durante a visita e de outras pessoas também contribui no processo de reabilitação dos internos.  “Eles saberem que tem alguém lá fora motivando e preocupado com a luta de cada um, já contribui no tratamento”, frisou.

Para o diretor Hospitalar do Hospital Yutaka Takeda Marcos Silveira, ações como essa são renovadoras ao ser humano. “Estaremos cada vez mais engajados no cuidar e no servir aos mais necessitados”, declarou Marcos.

O Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A Unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição. Além disso, recentemente o Hospital foi certificado com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha do hospital.