O Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, promoveu na última quarta-feira (19/6) um curso de produção de sabão a partir de reutilização do óleo de cozinha. Além de estimular a preservação do meio ambiente, também pode ser uma alternativa de renda aos participantes.

A ação ocorreu na Agência de Desenvolvimento Canaã, e foi conduzida pela nutricionista Helen Oliveira e a cozinheira Vilma Evangelista, ambas profissionais do Hospital.

“Sabe aquele óleo de cozinha que não pode ser jogado na pia ou em lixo comum e dá o maior trabalho para eliminar? Hoje ensinamos que ao invés de separá-lo para jogar fora, as pessoas podem usá-lo de uma forma ecologicamente correta e ainda economizar na hora das compras de supermercado”, disse Helen, que na ocasião, junto com a cozinheira do HCO Vilma Evangelista ensinaram na prática todas as etapas para a produção do produto.

Equipada com luva e máscara, Vilma fez a receita pessoalmente durante o curso para ajudar no entendimento dos participantes. “Sempre faço essa receita e depois de pronta, uso na minha casa e ainda distribuo para minha família”, comentou.

“Se eu soubesse que era tão gratificante e econômico, há muito tempo eu já tinha aprendido. No meu próximo pagamento já vou comprar os materiais para fazer, vou levar essa experiência para minha vida”, afirmou a funcionária pública Sanda Santos.

Para incentivar a prática da receita, várias amostras de barra de sabão foram ofertadas pelo Hospital 5 de Outubro para o público que prestigiou o evento.

Outra ação realizada simultaneamente pela Unidade durante a programação, foi a arrecadação de alimentos não perecíveis doados pelos participantes do curso, para campanha “Junho Solidário”. A campanha, promovida pela Pró-Saúde, visa arrecadar doações de diversos produtos como alimentos, roupas, brinquedos, entre outros, para uma instituição que cuide de pessoas que estão em estado de vulnerabilidade. O Hospital 5 de Outubro ainda está definindo a instituição do município que será beneficiada.

 

Publicidade