Não é de hoje que a Fazenda Santa Bárbara e Fazenda Lagoa Triunfo vêm sendo alvo de polêmicas, principalmente no município de São Félix do Xingu.

Tal fazenda possui mais de 25.000 hectares e pertence a um grupo que sempre está envolvido em polêmicas, sendo que a Fazenda Santa Bárbara e Fazenda Lagoa Triunfo são constantemente alvo de operações policiais e ambientais.

Nos últimos dias as duas fazendas passaram a se voltar contra os produtores rurais vizinhos por motivos ainda desconhecidos.

Fato é, que foi apurado com provas, que houve uma denúncia por parte das fazendas junto aos órgãos ambientais alegando que supostamente os produtores rurais estariam invadindo áreas das fazendas denunciantes e promovendo desmatamentos.

Com isso, as equipes de fiscalização estadual se deslocaram para as propriedades denunciadas e, para a surpresa de todos, estão tendo muitas dificuldades em descobrir os desmatamentos nas áreas vizinhas das propriedades, mas não tiveram nenhuma dificuldade em identificar desmatamentos e serviços com tratores no interior das fazendas Santa Bárbara e Lagoa Triunfo, com apreensões de maquinários e multas na fazenda que fez a denúncia.

Uma confirmação de alguns ditados populares: “Pau que dá em chico dá em Francisco” e “Quem tem telhado de vidro não atira pedras ao do vizinho”.

Outro fato que vem intrigando os pequenos produtores rurais vizinhos são as constantes ameaças e pressões sofridas por eles por parte de seguranças das fazendas, com o objetivo de travar a vida dos pequenos e forçar uma saída de suas áreas.

Os produtores rurais vizinhos ao conglomerado das fazendas de propriedade de famosos grupos já estão se movimentando para contratação de advogados a fim de defender seus direitos.

Publicidade