Uma das maiores demandas da população de Canaã, a rodovia Transcarajás deve sair do papel ainda este ano, segundo o governador do Pará, Helder Barbalho. Em discurso na inauguração da Escola Municipal Ronilton Aridal, a primeira a funcionar em tempo integral no município, o governador paraense anunciou que a Secretaria de Estado de Transportes já foi autorizada a fazer a licitação da obra.

De acordo com o prefeito Jeová Andrade, a obra é fundamental para o município. “A Transcarajás será importante para impulsionar a economia de Canaã e dessa região, pois estaremos diretamente ligados ao Tocantins e ao resto do Brasil. Isso, sem sombra de dúvidas, atrairá investimentos para a cidade e toda a população será beneficiada com a geração de emprego e renda. Além disso, haverá a melhoria da trafegabilidade para o cidadão que utiliza essa rota” explicou.

Helder comentou a decisão. “Eu sei da importância dessa via para Canaã dos Carajás e sou consciente dos benefícios que ela trará para essa gente. Portanto, a Secretaria de Transportes Estadual já foi autorizada a asfaltar essa via.”

De acordo com o governador, a primeira etapa da obra prevê o asfaltamento do trecho entre Canaã e o Posto 70, o que já facilitará o acesso do morador de Canaã aos municípios de Sapucaia, Xinguara e Redenção. A previsão é que pouco mais de R$ 60 milhões sejam investidos no trecho. “Integrando esses municípios, a gente garante o desenvolvimento. Encurtar caminhos é um fator determinante para atrair investimentos”, reforçou o governador.

Ainda na ocasião, o gestor paraense anunciou a reforma da Escola Estadual Irmã Laura, o que beneficiará centenas de alunos do ensino médio em Canaã.

A previsão é que as duas obras tenham início após o período de chuvas.

(Fotos: Jefferson Almeida)

Publicidade