Documentos chegaram aos moradores por meio do programa “Canaã, meu lugar”, do governo municipal. No total, 174 famílias agora são as legítimas donas de suas propriedades

Iniciado há pouco mais de um ano, o programa “Canaã, meu lugar”, gerenciado pela Prefeitura Municipal, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb), alcançou nesta quinta um marco para a região: Canaã é o primeiro município do Pará a concluir uma regularização fundiária coletiva, de acordo com a Lei 13.465/2017, que é a nova legislação para a área.

A cerimônia de entrega de 174 documentos de propriedade aconteceu no Ginásio Antônio Chorão na noite desta quinta-feira (28). Centenas de famílias compareceram à localidade e comemoram o momento. “Eu nem diria que vai mudar a nossa vida, na verdade, eu acho que já mudou. Agora, temos um documento que diz que as nossas casas são nossas; foi uma luta árdua, mas vencemos” afirmou Valdemir Oliveira, também morador da localidade.

Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Wilson Leite, falou sobre a importância da regularização. “Isso é algo, de fato, inédito. Hoje 174 lotes estão legalmente entregues a seus donos e isso é fundamental para essas famílias contempladas. Espero que os moradores façam bom proveito dessa documentação; o governo municipal está de parabéns pelo trabalho.”

Alisson Milhomem, diretor-presidente do Idurb, afirmou que os documentos são uma segurança jurídica. “A partir de hoje, essas pessoas são donas das suas propriedades. Isso representa uma melhora significativa na qualidade de vida de cada um. Esse grandioso projeto é o resultado de muito trabalho.”

O vice-prefeito Alexandre Pereira destacou o crescimento de Canaã. “É satisfatório ver a transformação dessa cidade. O Paraíso das Águas é um exemplo do bom trabalho que vem sendo feito: ruas asfaltas, redes de água e esgoto e agora a regularização fundiária. Esse é, sem sombra de dúvidas, um grande avanço.”

Jeová Andrade, prefeito de Canaã dos Carajás, também falou sobre o momento. “Essa é uma espera antiga desse bairro. Graças a um trabalho árduo e minucioso, essas famílias agora são as legítimas donas de seus lotes. Estou muito feliz com essa realização e entendo que Canaã acaba de dar um grande passo; isso representa mais qualidade de vida e esse é o nosso dever. Vamos continuar trabalhando em prol da população, pois a nossa cidade precisa continuar se desenvolvendo.”Concluído o processo no Paraíso das Águas, a Prefeitura de Canaã, também por meio do programa “Canaã, meu lugar”, avançará no projeto “Matrícula 19”, que prevê a regularização de 3 mil imóveis em oito bairros do município.

Publicidade