Realizar o atendimento ao usuário com qualidade, segurança e humanização são os pilares na rotina dos colaboradores que atuam nos Hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro, ambas unidades gerenciadas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, na região sudeste do Pará.

Nos sete primeiros meses de 2019, as duas unidades somaram 290.656 atendimentos. Deste total, 41.705 são relacionados aos serviços ambulatoriais, 38.561 atendimentos de urgência e emergência, 205.907 exames laboratoriais e de imagem, 2.735 internações e 1.748 cirurgias.

Toda essa atenção destinada ao cuidado dos usuários é reconhecida pela dona de casa Ângela Carvalho, que ganhou seu bebê no Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas.

“Todo o atendimento foi ótimo, suprindo todas as nossas necessidades”, declarou. Ângela ainda destaca sua preferência pela Unidade, devido as boas referências que ela teve. “Além do atendimento, a gente só ouve coisa boa sobre o Hospital, e sem contar que tem bons médicos também”, disse.

Desde 2018, os hospitais vêm alcançado o reconhecimento nas áreas de qualidade e assistencial, por meio de certificações importantes como a do Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os de Acreditação Hospitalar (ONA).

No Hospital Yutaka Takeda, as conquistas começaram em julho de 2018, com a certificação de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada.

Em novembro do mesmo ano, foi o primeiro Hospital no Brasil certificado também pelo PNQ do Confen, que reconhece a qualidade da assistência da instituição. Além disso, em abril de 2019, o Hospital foi certificado com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha do hospital.

Neste ano, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, iniciou com a conquista do certificado do Cofen que avalia seis dimensões: ações gerenciais sistêmicas; estrutura organizacional; aspectos operacionais; infraestrutura; gestão de pessoas e responsabilidade ambiental. Em breve a unidade também irá passar por auditoria da Organização Nacional de  Acreditação (ONA).

O reconhecimento do atendimento de qualidade e humanizado prestado pelas instituições, também se reflete na pesquisa de satisfação dos usuários, que mantém sempre acima de 90%.

Segundo o diretor Hospitalar das duas unidades, Marcos Silveira, os usuários são o motivo pelo qual os profissionais das instituições trabalham e buscam uma contínua melhoria.

“Nós adotamos práticas seguras no atendimento ao paciente e buscamos sempre a qualidade do nosso trabalho, em prol de uma gestão eficiente, seguindo diretrizes institucionais da Pró-Saúde”, explica.

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