A técnica utilizada, que reaproveita óleo de cozinha, ajuda na preservação do meio ambiente e pode gerar renda

O Hospital 5 de Outubro (HCO), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e localizado em Canaã dos Carajás (PA), promoverá  na próxima quarta-feira, 19/6, um minicurso de produção de sabão a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha.  A ação acontecerá as 14h30 na Agência Canaã, situada na Rua Palmeiras, nº 10, no centro.

Segundo Helen Oliveira, nutricionista do HCO que irá ministrar o curso, o descarte do óleo de cozinha gera um grande impacto sobre o meio ambiente e quando descartado nas pias, ele atinge rios e igarapés. “Por isso pensamos em realizar este evento, pois é uma forma de contribuir com a redução do impacto desse descarte tão nocivo à natureza, além de ser uma forma de gerar renda”, disse.

Os interessados em participar da programação, devem levar no dia dois quilos de alimento não perecível. Os produtos arrecadados farão parte de outra iniciativa da Pró-Saúde, chamada “Junho Solidário”, que é a doação de diversos produtos, como alimentos, roupas, brinquedos, entre outros, para uma instituição que cuide de pessoas que estão em estado de vulnerabilidade. O Hospital 5 de Outubro ainda está definindo a instituição do município que será beneficiada.

Programação:

Minicurso de produção de sabão reaproveitando óleo de cozinha Sobre o

Data: 19/6

Horário: 14h30

Palestrantes: Helen Oliveira (nutricionista do HCO) e Vilma Evangelista (cozinheira do HCO)

Local: Agência Canaã

Endereço: Rua Palmeiras, nº 10, bairro: Centro – Canaã dos Carajás (PA)

Hospital

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral,  Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 23 leitos, sendo sete apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Publicidade