Canaã dos Carajás será, em breve, o primeiro município da região a contar com uma escola pública de ensino fundamental com atendimento em tempo integral. A Escola Municipal Ronilton Aridal, no Nova Esperança, que vai receber o projeto piloto, já está com estrutura física concluída e foi recebida pela prefeitura, nesta segunda-feira (18), da construtora responsável.

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, o vice, Alexandre Pereira, além de secretários, vereadores e representantes da comunidade conheceram as instalações da unidade, que conta com mais de 3 mil m², 12 salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva coberta e quadra de areia. Além do bairro em que está localizada, a escola vai atender alunos do Residencial Canaã. Nas próximas semanas, a Unidade já deve receber aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inauguração oficial do espaço está prevista para o mês de março.

Ao discursar, o prefeito Jeová Andrade lembrou as dificuldades do período em que trabalhou como supervisor nas escolas públicas de Canaã, assim que o município foi emancipado, e comparou com a estrutura privilegiada dos dias atuais. “As escolas eram de pau a pique, e os bancos eram toras de madeira, mas nós fazíamos tudo com entusiasmo”, destacou. Jeová ressaltou que, com a melhoria da qualidade das escolas, é preciso “continuar contando com a dedicação de todos para o avanço da educação”.

A opinião foi reforçada pela freira “Irmã Madalena Andrade”, que trabalhou em Canaã, no início da fundação do município, e esteve presente na visita à escola. Ela se disse surpresa com a estrutura da nova escola.

O vice-prefeito, Alexandre Pereira, definiu como uma “ousadia” do poder público apostar em uma escola em tempo integral para Canaã. Ele comparou que, “em muitas faculdades Brasil afora, não há a mesma estrutura que nas escolas de Canaã”. Para o secretário de Educação, Edilson Valadares, é uma honra participar da construção de um espaço como o da nova escola. Ele destacou que a unidade “tem alto padrão e foi feita com recursos próprios”.

Além dessas autoridades, o presidente da Câmara Municipal, Wilson Leite, e os vereadores Baiano do Hospital, João Nunes, Élio Ferreira e João Batista estiveram presentes no evento. Wilson considerou a obra um avanço. “Ter uma escola que funciona nesses moldes aqui em Canaã é realmente um passo muito importante. Centenas de alunos serão atendidos aqui e a nossa certeza é que a educação em dois períodos, e ainda com o apoio militar, fará toda a diferença para essas crianças.”

(Informações: Ascom/PMCC)

Publicidade