A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou nesta segunda-feira (2) a reabertura dos trabalhos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), após o recesso.

A cerimônia de retomada dos trabalhos foi realizada no Centro Integrado de Serviço de Convivência, e contou com a presença do prefeito Jeová Andrade e do secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Araújo.

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que realiza atendimentos em grupo, como atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras.

Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Ronaldo Araújo falou sobre o serviço. “Esse espaço aqui vai funcionar de forma provisória, pois tanto o Cecon como os Cras estão passando por reformas. Quadras cobertas vão ser construídas lá e o Cecon vai ganhar, inclusive, uma piscina, outras salas de atendimento, etc. Para agilizar essa reforma, abrigamos todos aqui nesse espaço integrado. Acreditamos que no segundo semestre já voltamos para os prédios próprios, que já estarão revitalizados.”