Associação dos Produtores Rurais da Serra do Rabo se manifestou hoje (17) e afirmou, por meio de nota, que se a Vale não sentar e conversar, Canaã terá uma manifestação história no próximo dia 1 de março. Confira a resposta da mineradora sobre a questão

A folga e o desleixo da Vale em relação aos produtores rurais de Canaã dos Carajás está perto de acabar. Por meio de uma nota, a Associação dos Produtores Rurais da Serra do Rabo se manifestou e afirmou que os agricultores deixarão nesta segunda (17) o acampamento que estão há pouco mais de uma semana, na beira da estrada de acesso ao Projeto S11D, mas que voltam, caso não haja um acordo com a mineradora.

Os manifestantes explicaram na nota que esta é a última chance que a mineradora tem pra resolver as coisas de forma amigável. De acordo com eles, o prazo final para a resolução das questões, é 21 de fevereiro (sexta-feira). Caso não haja acordo, uma grande manifestação acontecerá a partir do dia 01 de março.

A Associação promete que o manifesto ficará marcado na história de Canaã e da Vale e será “uma demonstração de que quem manda em Canaã é o povo e não a mineradora.”

Confira abaixo a nota na íntegra:

ASSOCIAÇÃO DAS FAMÍLIAS DOS PRODUTORES RURAIS DA GLEBA BURITI NA SERRA DO RABO EM CANAÃ DOS CARAJÁS – PA & ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS AFETADOS PELO PARQUE NACIONAL CAMPOS FERRUGINOSOS – APAP vêm a público DECLARAR o que segue:

Em 13 e 14 de fevereiro foram encaminhados ofícios para VALE, com confirmação de recebimento, solicitante uma reunião na qual deverá se resolver os problemas em torno da criação do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos DE FORMA DEFINITIVA.

A VALE ainda não se pronunciou.

Hoje (17/02/2020), em uma demonstração de boa-fé os Manifestantes se retirarão das margens da Rodovia de Acesso do projeto S11D e desmobilizarão o acampamento.

Mas é a última chance que a VALE tem para resolver amigavelmente a questão do PARNA dos Campos Ferruginosos, SOMENTE ATÉ O FINAL DESTA SEMANA.

CASO A VALE NÃO RESOLVA A SITUAÇÃO DAS FAMÍLIAS ATÉ 21/02/2020 JÁ SE CONVOCA TODAS AS ASSOCIAÇÕES, AUTORIDADES, PESSOAS INTERESSADAS E ENTIDADES PARA UMA GRANDIOSA MANIFESTAÇÃO NO DIA 01/03/2020

Tal Manifestação ficará marcada na história de Canaã dos Carajás e da VALE como uma demonstração de que quem manda no Município de Canaã dos Carajás não é a VALE, mas, o povo que fundou essa cidade e que hoje sofrem com os desmandos desta Empresa.

Contaremos com a participação das seguintes associações, autoridades e pessoas interessadas, sendo que neste momento já os convocam para o dia 24/02/2020:

1.            ASSOCIAÇÃO DAS FAMÍLIAS DOS PRODUTORES RURAIS DA GLEBA BURITI NA SERRA DO RABO EM CANAÃ DOS CARAJÁS – PA

2.            ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS AFETADOS PELO PARQUE NACIONAL CAMPOS FERRUGINOSOS – APAP

3.            ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA VILA BOM JESUS

4.            DEMAIS ASSOCIAÇÕES PREJUDICADAS PELA VALE

5.            TODOS OS VEREADORES

6.            PREFEITO MUNICIPAL

7.            PRODUTORES RURAIS

8.            ENTIDADES DE CLASSE

9.            FUNCIONÁRIOS VALE QUE ESTEJAM INSATISFEITOS COM A EMPRESA

10.          E TODAS AS PESSOAS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE ESTEJAM INSATISFEITAS COM A MINERADORA VALE NO MUNICÍPIO DE CANAÃ DOS CARAJÁS

A Vale entrou em contato com o site Fala Sério por e-mail. Confira a resposta:

A Vale e o ICMBio procedem os trâmites finais para formalização e assinatura de acordo de cooperação técnica entre o órgão ambiental e a empresa. O acordo representará a primeira etapa para o início do processo de regularização fundiária no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, sob a coordenação do ICMBIO. A Vale permanecerá apoiando o órgão nas indenizações devidas e continua comprometida com a resolução da questão.

Att

Tami Kondo

Relacionamento com a Imprensa Regional / Media Relations

Vale

Publicidade